Será nesta terça-feira, 05 de junho, com concentração às 14h30, na Ufes. CRESS-17 marcará presença
Como uma das ações programadas pela Cúpula dos Povos, evento paralelo a Rio+20, será realizada em Vitória, nesta terça-feira, 05, a marcha em defesa da vida e do meio ambiente. A concentração será às 14h30 no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A atividade conta com a organização da Rede Alerta.
O Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo/17ª Região (CRESS-17) marcará presença na marcha e convida todas/os profissionais a participarem.
A atividade irá denunciar e criticar as propostas de conciliação entre desenvolvimento capitalista e meio ambiente. Elas podem significar mais uma estratégia de avanço do capital sobre recursos naturais comuns.
Esse avanço desaloja famílias e grupos inteiros de seu habitat natural. E substitui a produção agrícola destinada à alimentação pela de matéria prima para a produção de biocombustíveis. E também pela comercialização de créditos de carbono, como forma de manter processos de degradação da natureza no norte do planeta e domínio comercial sobre as florestas no terceiro mundo.
“Acreditamos que este é um importante momento para unir movimentos sociais e movimento sindical em torno da luta pela sobrevivência do planeta e da espécie, para a denúncia do caráter predatório do capitalismo e de todas as formas de exploração e degradação de mulheres e homens e da natureza”, defende a nota de divulgação da marcha.
O documento solicita também que os manifestantes compareçam ao movimento com suas bandeiras, faixas, palavras de ordem e denunciem as ações de degradação ambiental e de expulsão de trabalhadores rurais, quilombolas e indígenas de suas terras, promovidas por empresas e governos.
A nota termina fazendo outro convite. Dessa vez para uma mesa redonda que será realizada nesta quinta-feira, 31, às 18h30 no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Ufes. No evento, a conferência Rio+20 será discutida em perspectiva crítica, informa a nota. Confira os palestrantes aqui.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00