Um dos objetivos é analisar dados sobre as condições de trabalho da categoria na região. Questionário fica disponível até 31 de março
(Reprodução Facebook)
Salários baixos, desrespeito à carga horária definida por lei, violação das condições éticas e técnicas de trabalho, insegurança, desemprego. Estes são alguns dos problemas relacionados às condições de trabalho de parte da categoria assistentes sociais em todo o Brasil.
Obviamente, debater este tema exige uma análise sobre as investidas do capital que aprofundam a exploração da classe trabalhadora, o papel do Estado nas respostas às expressões da questão social e as lutas coletivas na defesa de direitos. E um pouco dessa conversa está disponível no CFESS Manifesta do 15 de maio de 2013.
Mas como estão as condições de trabalho de assistentes sociais nos países vizinhos? Como estas pessoas compreendem sua profissão e seu papel no contexto de crise mundial do capital?
Responder estas perguntas é um dos objetivos da pesquisa lançada no dia 31 de janeiro pela Federação Internacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Sociais (FITS). Inédito na história da entidade, o estudo deve reunir, organizar e analisar dados sobre as condições de trabalho de profissionais de serviço social na América Latina e no Caribe, com o propósito de se elaborar políticas e estratégias coletivas de enfrentamento à precarização do trabalho.
A pesquisa é online e aborda questões como: a formação acadêmica, as relações de trabalho; as particularidades dos espaços de atuação; os salários e benefícios; as características da prática profissional; a existência (ou não) de condições para o desempenho de funções; as políticas institucionais que regem o exercício profissional em vários cenários; formas de atualização e capacitação; percepções sobre a profissão; entre outros.
O questionário poderá ser respondido até 31 de março de 2014 somente por profissionais.
Clique aqui e participe da pesquisa (em espanhol) – a versão em português estarádisponível em breve
Ou saiba mais na página do Facebook
Para o conselheiro do CFESS Marcelo Sitcovsky, a participação de profissionais brasileiros e brasileiras é fundamental. “Este estudo é um esforço conjunto das entidades profissionais latino-americanas e caribenhas para se conhecer a realidade das nossas condições de exercício profissional. O mundo do trabalho vem sofrendo transformações profundas. Além disso, as mudanças no desenvolvimento e implementação de políticas sociais exigem conhecer a nossa realidade e a de profissionais de diferentes países da região”, opina Marcelo.
Histórico
A proposta de se organizar o Estudo sobre Condições de Trabalho de Profissionais de Trabalho Social/Serviço Social é de 2013. E só foi possível concretizá-la com o apoio da FITS da América Latina e Caribe, da Federação Argentina de Associações Profissionais de Serviço Social, do Comitê Mercosul de Serviço Social e das organizações que integram o Comitê Latino-Americano e do Caribe em Trabalho Social (Colacats) . O estudo conta ainda com a colaboração da Faculdade de Profissionais de Trabalho Social em Porto Rico e com recursos da Escola de Pós-Graduação de Pesquisa de Trabalho Social da Universidade de Porto Rico.
Fonte: CFESS.
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00
A categoria de Assistentes Sociais do Espírito Santo esteve reunida, nesta terça-feira (17/05), para celebrar o Dia do/da Assistente Social, data celebrada no dia 15 de Maio. Com a presença das professoras Eblin Farage (UFF) e Maria Helena Elpídio (UFES), a mesa principal tratou sobre a importância da participação do Serviço Social nas lutas da […]
19/05/2022 as 3:47
O CFESS lançou no dia 30 de abril uma pesquisa sobre o perfil da comunicação do CFESS, com o objetivo de conhecer e entender como a categoria de assistentes sociais tem buscado e recebido informações sobre a profissão. Com a pesquisa, o Conselho quer compreender também as preferências sobre o acesso ao conteúdo produzido pelo […]
19/05/2022 as 10:37
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado hoje, dia 18 de maio, é uma das lutas que, há muito tempo, fazem parte da agenda política de Assistentes Sociais. E muito dessa relação se constrói porque parte da nossa categoria está presente atuando profissionalmente, em instituições que acolhem e atendem pessoas que vivem com transtornos mentais, […]
18/05/2022 as 10:28