Pesquisa do Atualiza SISVAN disponível até dia 10 de agosto | CRESS-17

Pesquisa do Atualiza SISVAN disponível até dia 10 de agosto

03/08/2021 as 2:19

O projeto Atualiza SISVAN está com uma pesquisa, até dia 10 de agosto, com o tema “Atualização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) sob a ótica dos profissionais envolvidos”. O projeto é uma parceria entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), com o Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (DNUT/UFS).

As ações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), recomendadas pela CGAN/MS, são de extrema importância para o conhecimento da situação alimentar e nutricional da população, a nível local e nacional. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é a base de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), própria para a consolidação de dados antropométricos (como peso e altura) e de consumo alimentar dos usuários da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo fundamental para o planejamento de políticas e programas de alimentação e nutrição.

A proposta principal com essa pesquisa é a de atualizar essas recomendações, principalmente porque a última publicação dos materiais técnicos sobre a VAN, no Brasil, aconteceu há cinco anos. Por isso a importância de buscar esses dados junto aqueles que atuam diretamente na ação.

A participação no estudo se dá por meio do preenchimento de um questionário totalmente on-line e anônimo, de acordo com o perfil de atuação na APS.

Para PROFISSIONAIS da APS, clique aqui: https://forms.gle/GEw9RReb7Fkq5NZi7

Para GESTORES da APS, clique aqui: https://forms.gle/gDrnHPNPWryg1BHQ8

Há mais informações sobre o projeto no Instagram (@atualizasisvan) e, também, no site www.atualizasisvan.wordpress.com. Esses canais de comunicação ainda servem como espaço de troca de saberes com os profissionais de saúde e gestores que fazem a VAN no Brasil. Contato, também, por e-mail: atualizasisvan@gmail.com.