Projeto de Extensão CRESS/Lótus oferece curso de formação | CRESS-17

Projeto de Extensão CRESS/Lótus oferece curso de formação

26/08/2021 as 7:30

Compartilhe:

Entre os meses de setembro e dezembro deste ano, o Projeto de Extensão “Os Fundamentos do Trabalho da/o Assistente Social no Espírito Santo”, parceria entre o Grupo de Pesquisa Lótus (Grupo de Estudos Fundamentos da Política Social e Serviço Social vinculado ao Departamento do curso de Serviço Social da UFES) e o CRESS-ES, vai oferecer o curso de formação: “Os fundamentos do trabalho profissional do/a assistente social no Espírito Santo em tempos de pandemia por Covid 19”. O curso tem carga horária total de 30 horas, entre atividades síncronas e assíncronas, com certificado entregue para quem cumprir o mínimo de 70% de presença.

Ao todo são ofertadas 50 vagas, destinadas para profissionais: assistentes sociais inscritas/os e com registro ativo no CRESS-ES, que atuem ou tenham atuado nas políticas sociais da Seguridade Social no ano de 2020. O curso será desenvolvido de forma online, quinzenalmente, por meio da plataforma Google Meet. Serão quatro módulos, e os encontros acontecendo em horário vespertino (14h às 17h).

O certificado será emitido pelo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

As inscrições serão realizadas no período de 01/09/21 a 10/09/21, e podem ser feitas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/os-fundamentos-do-trabalho-profissional-doa-assistente-social-no-es-em-tempos-de-pandemia__1314474

Curso

A partir das demandas já apontadas ao Projeto de Extensão, tanto com o levantamento de dados realizado por meio da COFI quanto pela realização do Seminário “O trabalho profissional no contexto da Covid-19”, percebeu-se a necessidade de oferecer uma formação continuada à categoria, por meio de um espaço onde as/os assistentes sociais possam atualizar seus conhecimentos sobre os fundamentos do trabalho profissional e fortalecer o Serviço Social em diversos espaços sócio-ocupacionais, principalmente no contexto da pandemia.

Neste sentido, o curso atende a tal necessidade e ainda se torna uma das possibilidades de retomada do princípio ético profissional: a do aprimoramento intelectual de forma permanente. Desta forma, esta é uma possibilidade de discussão coletiva com base nos fundamentos da profissão no sentido de enfrentar, principalmente, a diluição do trabalho profissional às demandas institucionais e, sobretudo, os impactos provocados pela pandemia por Covid-19, em especial nas atribuições e competências profissionais de assistentes sociais.

O objetivo geral é de contribuir com o processo de formação continuada de assistentes sociais atuantes nos diversos espaços sócio-ocupacionais, numa perspectiva crítico-propositiva, visando aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos do Serviço Social e suas particularidades no estado do Espírito Santo.

Para o desenvolvimento dessa formação, foram consideradas algumas questões centrais: Como atuar nestes espaços para além do atendimento às demandas institucionais? Como fortalecer a organização coletiva em torno de uma determinada concepção de serviço social? Como criar estratégias para qualificar o trabalho profissional?

Módulos

O curso será realizado no período de setembro a dezembro, dividido em 4 módulos, totalizando seis encontros:

Dia 22/09/2021 (quarta)

Módulo 1: Fundamentos Teóricos- Metodológico do Serviço Social brasileiro: sua construção histórica no Brasil e ES.

Carga horária: 3 horas.

Facilitadora: Andrea Monteiro Dalton.

Andrea é professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Salesiana de Vitória (2005), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é coordenadora do Lótus – Grupo de Estudos dos Fundamentos da Política Social e do Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos do Serviço Social, trabalho e questão social, formação sócio histórica do Brasil e ES, exercício profissional, atribuições e competências profissionais, formação profissional.

Dia 06/10/2021 e 20/10/2021(quarta)

Módulo 2: Fundamentos Teóricos-Metodológico do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade: O debate das atribuições e Competências profissionais e Projeto Ético Político em tempos de Pandemia por Covid-19.

Carga horária: 6 horas.

Facilitadoras: Andrea Monteiro Dalton e Jeane Andreia Ferraz Silva.

Jeane possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), mestrado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005); doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e pós doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Professora adjunto do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes áreas: fundamentos política social e do serviço social, sistema único de assistência social – suas, financiamento de políticas sociais e controle democrático. Vice-Coordenadora e Líder no Diretório do Cnpq do LÓTUS – Grupo de Estudos sobre os Fundamentos da Política Social e do Serviço Social. Foi coordenadora e lider no Diretório do Cnpq do INTERFACES – Grupo de Estudos dos Fundamentos da Teoria Social Crítica, Serviço Social e Política Social (2015 a 2020). Membro titular representante da UFES no Núcleo de Educação Permanente do SUAS/ES (NUEP/ES). Foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região – gestão 2005-2008 e tesoureira da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS – Gestão 2017-2018.

Dia 10/11/2021 e 17/11/2021(quarta)

Módulo 3: Organização política da categoria: seus desafios e a construção de estratégias coletivas.

Carga horária: 6 horas.

Facilitadora: Eblin Joseph Farage.

Eblin é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional na graduação e integrante do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR) . Pesquisadora nas áreas de Questão Urbana – com ênfase na temática de favelas e espaços populares-, Movimentos Sociais Urbanos, Educação Superior e Educação Popular. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares – NEPFE.

Dia: 08/12/2021

Módulo Final: Apresentação dos Planos de Trabalho.

Carga Horária: 3 horas.

Carga horária assíncrona: 12 horas (leitura de textos, elaboração do plano de trabalho).

Carga horária total: 30 horas.

Inscrições: de 01/09/21 a 10/09/21. Pelo link: https://www.sympla.com.br/os-fundamentos-do-trabalho-profissional-doa-assistente-social-no-es-em-tempos-de-pandemia__1314474

Informações sobre o curso: envie mensagem para cress.lotus@gmail.com

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região