Retrospectiva: SIM, TRILHAMOS CAMINHOS DE RESISTÊNCIA EM 2018! | CRESS-17

Retrospectiva: SIM, TRILHAMOS CAMINHOS DE RESISTÊNCIA EM 2018!

14/01/2019 as 6:22

Compartilhe:

Assistente social, reserve um tempinho para percorrer conosco o tecer da nossa história cingida nesse ano que se encerrou.

Sem a intenção de reproduzir todas as nossas intervenções compostas de desejos, ideias, cansaços, enfrentamentos, força e encontros, nosso objetivo é compartilhar com vocês as nossas vivências em 2018 para caminharmos ainda mais unidos/as em 2019.

É inegável que temos um posicionamento histórico e ético nas lutas empreendidas pela classe trabalhadora a qual pertencemos e com a qual/pela qual atuamos.

Escola sem partido, ameaças ao estado democrático, Direitos retroagidos, trabalho precarizado e a intensificação da exploração dos/as trabalhadores e trabalhadoras. O contexto é crítico, requer análise, organização política e afirmação dos princípios fundamentais do nosso projeto ético político: “É preciso não ter medo, é preciso ser maior”.

Vimos vidas sendo ceifadas tornando-se sementes: Marielle, Presente!

Em 2018, iniciou-se a campanha do triênio do conjunto CFESS-CRESS: Assistentes Sociais No Combate ao Racismo. O CRESS-ES também lançou a cartilha de Termos de orientação para a categoria sobre quatro temas que perpassam o exercício profissional, afinal, lutamos também com palavras e via formação continuada, pois precisamos sempre nos informar para garantir a qualidade dos serviços prestados à população.

E assim, convidamos todos e todas assistentes sociais a se apropriarem criticamente do que passou para enfrentar o que virá. Em 2019 ninguém deve soltar a mão de ninguém porque nossa escolha é a RESISTÊNCIA!

 

SÓ A LUTA MUDA A VIDA, CRESS PRESENTE:

Já começamos o ano com uma luta muito importante, no dia 29 de Janeiro comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans e o CRESS-17ª Região, por meio da gestão “Tempos de Resistir” 2017-2020, como parte integrante da luta contra a violência à travestis, transexuais e transgêneros e na luta pela garantia de direitos à essa população, vem à público manifestar apoio ao movimento LGBT.

Outra luta que tivemos foi a Marcha da Saúde 2018, realizada no dia 5 de abril, em defesa do SUS e contra as terceirizações. Trabalhadores e trabalhadoras saíram da Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, e caminharam até o Palácio Anchieta.

Também estivemos unidos e unidas durante o 2° Seminário Nacional sobre trabalho do/a assistente social na política de assistência social, que aconteceu em Fortaleza nos dias 1 e 2 de Agosto. O seminário foi transmitido ao vivo para todo o país, aumentando o alcance das nossas pautas e fortalecendo a luta em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

AFIRMAMOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO SERVIÇO SOCIAL

No ano de 2018, celebramos os 25 anos do Código de Ética Profissional do Serviço Social. O conjunto CFESS/CRESS afirma os princípios do Código de Ética e repudiam posicionamentos e regimes políticos contrários às liberdades democráticas, à diversidade e à vida. O documento frisa o compromisso institucional com as liberdades democráticas e com as lutas da classe trabalhadora, da qual fazem parte os/as assistentes sociais, ressaltando o direcionamento profissional pelos princípios éticos da profissão.

O ano de 2018 foi também ano de discussão e aprofundamento de debates no âmbito das Comissões de Orientação e Fiscalização – COFIS e Comissões Permanentes de Ética dos CRESS da Região Sudeste. No mês de julho, os Fóruns dessas duas Comissões, compostos por representes dos 4 CRESS da Região, reuniram-se em Vitória para qualificar ainda mais as pautas que permeiam o exercício profissional das/os Assistentes Sociais.

Na sequência, o CRESS/ES foi também o responsável pela organização maior do 47º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, evento também ocorrido no mês de julho e que contou com pouco mais de 100 participantes, entre assistentes sociais gestoras/es dos CRESS e CFESS, representantes das bases da categoria nos estados da Região, além de trabalhadoras/es e convidadas/os de cada Conselho Regional. Evento realizado ao longo de 3 dias e que se configura como sendo de suma importância para contribuição da direção ética e política do Conjunto CFESS/CRESS, que se solidifica ano a ano, nos Encontros Nacionais desse Conjunto.

MARIELLE, PRESENTE !

Diante do descaso governamental frente o caso do assassinato de Marielle Franco, nós do CRESS-ES engrossamos o coro de milhões de brasileiros no grito por justiça no dia 15 de março. Estivemos ao lado de centenas de capixabas que estiveram concentrados/as na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. E nesta data simbólica manifestamos em favor da vida de Marielle, e de sua luta incansável por justiça social neste país.

Estivemos também presentes no ato “Mulheres de Luto, na Luta” onde denunciamos a violência contra a mulher no Espírito Santo. Nos posicionando contra o sistema machista, racista e capitalista que explora as mulheres. Lado a lado, marchamos com capixabas vindas de todas as partes do Estado dando visibilidade às mulheres em toda a sua diversidade: ribeirinhas, transexuais, indígenas, bissexuais, lésbicas, da cidade e do campo. Em um dos estados que mais mata mulheres, principalmente negras, transformamos luto em luta.

TEVE POSICIONAMENTOS E CRESS DEBATES

Durante todo o mês de setembro estivemos unidos/as pela valorização do trabalho do/da assistente social. Sendo esse tempo sombrio para a classe trabalhadora, em que o/a profissional é submetido ao contexto de reconfiguração das políticas sociais em um governo ilegítimo que intensificou a destruição dos direitos sociais e trabalhistas, fomos a público salientar a todas/todos os assistentes sociais a dizerem não ao trabalho voluntário. O levante trata principalmente de órgãos que deveriam demonstrar compromisso com o trabalho realizado e valorizar a atuação dos/as profissionais. Continuamos a defender o concurso público e condições éticas e técnicas de trabalho para a categoria.

9º ENCONTRO CAPIXABA DE ASSISTENTES SOCIAIS

Em comemoração ao dia 15 de Maio – Dia da/o Assistente Social, o CRESS ES, em parceria com o Departamento de Serviço Social da UFES, com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e com a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO), realizou o 9° Encontro Capixaba de Assistentes Sociais em Vitória.

Para este evento foram disponibilizadas 150 vagas para as/os profissionais e estudantes capixabas.  A mesa principal abordou o tema “Nossa escolha é a resistência: em defesa do trabalho profissional com qualidade e dos direitos da população”, e na parte da tarde foram realizadas oficinas temáticas.

As comemorações para Dia da/do Assistente Social também foram marcantes. Com objetivo de dar visibilidade ao trabalho profissional e ao compromisso com a construção de uma nova ordem societária, lançamos a campanha “Serviço Social Capixaba: nossa escolha é a resistência”. Foi o mês de maio inteiro dedicado às histórias de Assistentes Sociais com fotos, vídeos e entrevistas.

TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM FOCO

No mês de agosto, sediamos em Vitória, o Curso “Ética Em Movimento”. Baseado nos princípios estabelecidos no Código de Ética da/do Assistente Social, foram oferecidos quatro módulos que contavam com: Ética e História, Ética e Trabalho Profissional, Ética e direitos humanos e Ética e instrumentos processuais. Ao todo, nosso curso teve 32 horas de formação.

Com o tema “Os Fundamentos do Serviço Social: As atribuições e competências profissionais em debate” contribuímos com a quarta edição do ABEPSS Itinerante na UFES, nos dias 24 e 25 de agosto.

EM TERRAS CAPIXABAS…

Nós realizamos a segunda Assembleia Ordinária de 2018 do CRESS-ES, sob a direção da gestão “Tempos de Resistir”. A plenária pautou os repasses do 47º Encontro Descentralizado e Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, apresentação da proposta política e financeira do conselho para o exercício em 2019 e a fixação do valor da anuidade em 2019.

Com recorde de inscrições, o Centro de Convenções de Vitória recebeu o XVI Encontro Nacional de Pesquisadores/as em Serviço Social (ENPESS). Com o tema “Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social”, assistentes sociais, professoras/es, estudantes, pesquisadores/as e militantes estiveram juntos/as para um debate político e intelectual e de intercâmbio acadêmico e profissional. Lembrando sempre que o atual momento político do país demanda um aprofundamento teórico que contribuam com reflexões sobre a realidade social, no encontro foram lançados mais de 70 livros. Dentre eles, estava “Lei Maria da Penha e Medidas de Proteção: entre a polícia e as políticas”, da Conselheira Emily Tenorio.

CAMPANHA ASSISTENTES SOCIAIS NO COMBATE AO RACISMO

Durante todo o ano estivemos lado a lado com a juventude negra do nosso Estado, que bravamente, ocupou as ruas, demonstrando que a nossa luta contra o racismo é incessante e diária. Marchamos pelas ruas de Vitória, na 11º edição da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, como parte da nossa campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.” Discutimos ainda os desafios da profissão diante de questões étnico-raciais que perpassam a vida das pessoas atendidas pelo serviço social na Roda de Conversa “Estatuto da Igualdade Racial e o exercício profissional em Serviço Social”, com a mediação da assistente social Meyriele Carvalho.

SOCIALIZAMOS INFORMAÇÕES

Iniciamos o projeto “Trilhar Caminhos de Resistência”, com cunho orientador e preventivo, a ação tem como base o código de ética profissional e as normatizações do conjunto CFESS-CRESS e faz parte da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI). O objetivo é percorrer com a COFI o interior do estado, para promover uma maior aproximação com a categoria ao longo do território estadual. Em dezembro, foi a vez de Pinheiros receber o projeto, que já passou por Santa Tereza e Cariacica. Em 2019 teremos ao menos mais 08 Encontros. Fiquem atentas/os em sua região.

Já no final do ano, realizamos o esforço de iniciar o projeto “Seguir em frente sem temer a travessia” com os/as alunos/as finalistas em Serviço Social das UFAs. A atividade visa garantir uma aproximação do CRESS com as/os futuras/os profissionais que, no ato da solicitação do registro, apresentam dúvidas e desconhecimento sobre a importância do Conjunto CFESS/CRESS na defesa do exercício profissional a partir do direcionamento do nosso Projeto Ético Político.

DENÚNCIA

Em dezembro, estivemos engajados/as junto ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) do Ministério Público Estadual (MPES) e do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16) em uma inspeção no Hospital Adauto Botelho, conhecido atualmente como Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica.

Dente as várias irregularidades encontradas, contenções mecânicas irregulares, sem prescrição médica e sem registros em prontuários, apresentando indícios de crime de tortura. Além disso, racismo e de prescrição medicamentos anticoncepcionais injetáveis sem consentimento das mulheres.

Destacamos o compromisso das/os assistentes sociais com os movimentos de luta antimanicomial e o enfretamento em relação a estas práticas. Nosso esforço foi tal, que a situação do hospital foi pauta para uma matéria exibida no jornal Tribuna Notícias.

Nós também fizemos uma Nota de Desagravo para os/as assistentes sociais que atuam no Hospital Estadual Dr° Roberto Arnizalt Silvares (São Mateus), considerando o conteúdo ofensivo proferido pelo Sr. Francisco Thommasi Silva (médico coordenador das UTI´s), em áudio no grupo de whatsapp “Captação de órgãos – CIDOTH”, que atingiram a honra profissional, e desrespeitaram os direitos e prerrogativas previstas no Código de Ética do/a Assistente Social.

 

As lutas do ano que passou nos dão mais fôlego para enfrentar os desafios de 2019, que serão muitos, mas estaremos aqui como sempre estivemos: fortes e resistentes.

 

A gestão também informa que até o dia 31 de março estará disponível o relatório completo das atividades de 2018 e que na primeira assembléia ordinária de 2019 será realizada a prestação de contas completa.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região