A gestão “Tempos de Resistir” do CRESS-ES realizou, na tarde do dia 04 de julho, reunião com os/as assistentes sociais do Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES).
O encontro ocorreu no auditório do edifício Jusmar, no centro de Vitória, e contou com debate sobre as condições de trabalho do Serviço Social na socioeducação em Unidades de internação e de semiliberdade. O CRESS também aproveitou para divulgar a coleta de dados feita nas Unidades pela gestão 2014-2017 da entidade, “Não Vou me Adaptar”, intitulada “O Serviço Social na Sócio-Educação no Espírito Santo: unidades de internação e semi-liberdade”.
A coleta foi realizada por meio de visitas em 12 das 13 unidades socioeducativas do Estado nos anos de 2015 e 2016, por meio de integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização, agentes fiscais e conselheiros/as do CRESS-ES. Destacamos a contribuição significativa na tabulação dos dados e na produção do relatório da ex-agente de Fiscalização Andréa Dalton.
O CRESS obteve informações junto às/aos assistentes sociais dessas instituições. Tais dados se referiram ao funcionamento da instituição, com destaque para as reflexões acerca da defesa do serviço social e o fortalecimento da identidade profissional na Socioeducação dentro do trabalho interprofissional e às condições éticas e técnicas para o exercício profissional. O relatório completo poderá ser acessado em breve.
Os dados, divulgados na reunião, são úteis para que se conheça um pouco mais do perfil do trabalho das/os assistentes sociais nas Unidades socioeducativas do Estado. Por parte do CRESS-ES, participaram do encontro as conselheiras Carla de Oliveira e Sabrina Lúcia, as agentes fiscais Sislene Gomes e Raquel Martini, o coordenador técnico Gustavo Correia e a assessora em serviço social Tuanne Almeida.
Na ocasião também foi apresentada a “Nota técnica acerca da atuação das/os assistentes sociais em comissão de avaliação disciplinar conforme previsão do SINASE”, elaborada pela doutora em Serviço Social Silvia da Silva Tejada, para conhecimento dos/as assistentes sociais ali presentes. Para acessar a nota técnica, CLIQUE AQUI.
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21
Os boletos da anuidade de 2025, para cota única, foram encaminhados à categoria por e-mail. SAIBA COMO PARCELAR! O Conselho apresenta um passo a passo de como solicitar o parcelamento da sua anuidade. Efetuar o pagamento até a data limite é crucial para evitar a aplicação de juros e multa. 1. Acesse a plataforma de Serviços […]
19/12/2024 as 11:05
Se você não está exercendo a profissão, faça o cancelamento do seu registro profissional! Ao realizar a solicitação até o dia 30 de dezembro de 2024, será possível evitar a cobrança da anuidade de 2025. O cancelamento é feito pela plataforma de serviços online, disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito […]
16/12/2024 as 2:27
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40