Reunião discute a inserção do Serviço Social na área da Educação | CRESS-17

Reunião discute a inserção do Serviço Social na área da Educação

16/04/2012 as 4:18

Evento foi uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012

O tema Educação tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões do Serviço Social.

Prova disso é que o tema central das discussões e debates nas atividades em comemoração ao 15 de maio – Dia do Assistente Social deste ano é a Educação.

Atento a isso, o CRESS-17, por meio da sua Comissão de Seguridade Social, realizou na terça-feira, 10 de abril, uma reunião com profissionais que atuam na área, na Faculdade Salesiana, em Vitória.

Essa reunião representou uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012. Saiba mais aqui.

Onze profissionais que atuam na área participaram do encontro. Participaram também as conselheiras do CRESS Lívia Madeira Brito, que também é assistente social de uma instituição de educação, e Karin Brandão Bruce e a coordenadora técnica do Conselho, Michely Mezarde.

O encontro começou com a apresentação das profissionais presentes e, logo em seguida, as conselheiras Lívia e Karin apresentaram a proposta da reunião para os participantes. No primeiro momento foi realizada uma apresentação construída pelo GT de Educação do conjunto CFESS/CRESS sobre o documento “Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação” (CFESS/CRESS).

Confira aqui a apresentação.

Discussão e grupos

No segundo momento foram formados dois grupos de discussão. Eles pautaram questões sobre a Política de Educação e sua relação com a inserção e trabalho dos profissionais de Serviço Social na área.

O grupo 1 discutiu os temas:

– Compreensão de Educação que Norteia o Trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;

– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:

a) A Garantia de acesso da população à educação formal e não formal;

b) A Garantia da permanência da população nas instituições educacionais e naquelas vinculadas à Educação não formal;

Já o grupo 2 discutiu:

– Compreensão de Educação que norteia o trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;

a) A Garantia da qualidade dos serviços prestados pelo sistema educacional;

b) A garantia da gestão democrática e participativa da população no campo educacional.

Para a conselheira e membro da Comissão de Seguridade Social do CRESS-17, Lívia Madeira Brito, o evento foi muito positivo.

“Tivemos a participação de profissionais de diversas instituições de educação do Estado. Isso nos permite conhecer um pouco mais desses espaços e pensarmos coletivamente o processo de trabalho”, avaliou Lívia.

Já a conselheira Karin, avaliou que a reunião foi importante para se buscar a organização da categoria na luta pela aprovação/implementação de leis que inserem o assistente social na educação.

Atualmente, o PL 3688/2000 (transformado em PLC 060/2007 no Senado), o PL 6478/2009, o PL 6874/2010 e a PEC 13/2007 tratam desse assunto no Congresso Nacional.

Os profissionais consideraram o encontro válido, já que havia a necessidade desse espaço. Eles ainda solicitaram às conselheiras que continuem realizando esses encontros.

A finalidade de todo esse processo, que culminará com o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, é a publicação de um documento final que incorpore as discussões estaduais e nacional sobre o documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, com o objetivo de apresentar a construção coletiva até o final do segundo semestre de 2012.

Oficina do CRESS-RJ

Ainda dentro das discussões sobre o tema, a conselheira Lívia participou no dia 30 de março da Oficina Estadual de Serviço Social na Educação, realizada pela Comissão de Educação do CRESS-RJ.

Segundo Lívia, a Oficina realizada no Rio de Janeiro tinha o mesmo objetivo que a reunião que aconteceu no dia 10 de abril, no Espírito Santo.

Por isso, a participação da conselheira capixaba na Oficina realiza pelo CRESS-RJ proporcionou um momento de troca de experiências, que contribuiu com o enriquecimento das discussões da reunião realizada em Vitória.