Evento foi uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012
O tema Educação tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões do Serviço Social.
Prova disso é que o tema central das discussões e debates nas atividades em comemoração ao 15 de maio – Dia do Assistente Social deste ano é a Educação.
Atento a isso, o CRESS-17, por meio da sua Comissão de Seguridade Social, realizou na terça-feira, 10 de abril, uma reunião com profissionais que atuam na área, na Faculdade Salesiana, em Vitória.
Essa reunião representou uma importante etapa que antecede o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, que será realizado pelo Conjunto CFESS/CRESS, em Maceió, Alagoas, nos dias 04 e 05 de junho de 2012. Saiba mais aqui.
Onze profissionais que atuam na área participaram do encontro. Participaram também as conselheiras do CRESS Lívia Madeira Brito, que também é assistente social de uma instituição de educação, e Karin Brandão Bruce e a coordenadora técnica do Conselho, Michely Mezarde.
O encontro começou com a apresentação das profissionais presentes e, logo em seguida, as conselheiras Lívia e Karin apresentaram a proposta da reunião para os participantes. No primeiro momento foi realizada uma apresentação construída pelo GT de Educação do conjunto CFESS/CRESS sobre o documento “Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação” (CFESS/CRESS).
Discussão e grupos
No segundo momento foram formados dois grupos de discussão. Eles pautaram questões sobre a Política de Educação e sua relação com a inserção e trabalho dos profissionais de Serviço Social na área.
O grupo 1 discutiu os temas:
– Compreensão de Educação que Norteia o Trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;
– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:
a) A Garantia de acesso da população à educação formal e não formal;
b) A Garantia da permanência da população nas instituições educacionais e naquelas vinculadas à Educação não formal;
Já o grupo 2 discutiu:
– Compreensão de Educação que norteia o trabalho do/da Assistente Social de acordo com o Projeto Ético e Político Profissional;
– Considerando as atribuições e competências do/da Assistente Social, como se dá a intervenção profissional, contemplando:
a) A Garantia da qualidade dos serviços prestados pelo sistema educacional;
b) A garantia da gestão democrática e participativa da população no campo educacional.
Para a conselheira e membro da Comissão de Seguridade Social do CRESS-17, Lívia Madeira Brito, o evento foi muito positivo.
“Tivemos a participação de profissionais de diversas instituições de educação do Estado. Isso nos permite conhecer um pouco mais desses espaços e pensarmos coletivamente o processo de trabalho”, avaliou Lívia.
Já a conselheira Karin, avaliou que a reunião foi importante para se buscar a organização da categoria na luta pela aprovação/implementação de leis que inserem o assistente social na educação.
Atualmente, o PL 3688/2000 (transformado em PLC 060/2007 no Senado), o PL 6478/2009, o PL 6874/2010 e a PEC 13/2007 tratam desse assunto no Congresso Nacional.
Os profissionais consideraram o encontro válido, já que havia a necessidade desse espaço. Eles ainda solicitaram às conselheiras que continuem realizando esses encontros.
A finalidade de todo esse processo, que culminará com o “I Seminário Nacional de Serviço Social na Educação”, é a publicação de um documento final que incorpore as discussões estaduais e nacional sobre o documento “Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação”, com o objetivo de apresentar a construção coletiva até o final do segundo semestre de 2012.
Oficina do CRESS-RJ
Ainda dentro das discussões sobre o tema, a conselheira Lívia participou no dia 30 de março da Oficina Estadual de Serviço Social na Educação, realizada pela Comissão de Educação do CRESS-RJ.
Segundo Lívia, a Oficina realizada no Rio de Janeiro tinha o mesmo objetivo que a reunião que aconteceu no dia 10 de abril, no Espírito Santo.
Por isso, a participação da conselheira capixaba na Oficina realiza pelo CRESS-RJ proporcionou um momento de troca de experiências, que contribuiu com o enriquecimento das discussões da reunião realizada em Vitória.
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21
Os boletos da anuidade de 2025, para cota única, foram encaminhados à categoria por e-mail. SAIBA COMO PARCELAR! O Conselho apresenta um passo a passo de como solicitar o parcelamento da sua anuidade. Efetuar o pagamento até a data limite é crucial para evitar a aplicação de juros e multa. 1. Acesse a plataforma de Serviços […]
19/12/2024 as 11:05
Se você não está exercendo a profissão, faça o cancelamento do seu registro profissional! Ao realizar a solicitação até o dia 30 de dezembro de 2024, será possível evitar a cobrança da anuidade de 2025. O cancelamento é feito pela plataforma de serviços online, disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito […]
16/12/2024 as 2:27
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40