Reunião do NUCRESS Norte: integração e reflexão sobre o fazer profissional | CRESS-17

Reunião do NUCRESS Norte: integração e reflexão sobre o fazer profissional

01/06/2017 as 6:10

Na tarde do dia 31 de maio foi realizada a reunião do NUCRESS Norte. O encontro aconteceu das 13h às 17h no Sindicato dos Servidores Públicos de Colatina e reuniu cerca de 35 profissionais de Colatina, Linhares, Sooretama e Baixo Guandu. Dentre os presentes havia trabalhadores/as que atuam principalmente nas políticas de assistência social, saúde e habitação nesses municípios. Para estes, o Núcleo representa a possibilidade de enfrentar as barreiras que ocorrem por razões geográficas ou por entraves institucionais; de refletir conjuntamente sobre o fazer profissional, limites e potencialidades; além de viabilizar a participação nas ações políticas nos municípios e regiões, tornando-se assim um espaço construtivo para a categoria.

O tema desta reunião foi “Na luta de classes não há empate: a importância da organização política da categoria”, com a palestrante Maria Helena Elpídio, professora adjunta do Departamento de Serviço Social (UFES) e do Programa de Pós-graduação em Política Social (PPGPS-UFES).

A professora destacou a importância do encontro para a organização da categoria, principalmente no momento em que a nova gestão começa seu mandato de três anos. Acrescentou que os NUCRESS são essenciais por representarem a capilarização do CRESS no interior e por seu papel na aproximação do Conselho com os profissionais que exercem sua profissão nos diferentes municípios do Estado.

Para Maria Helena, a troca de experiências é outro ponto de destaque: “Encontramos aqui realidades bastante distintas em determinados pontos, mas que se assemelham muito nesse contexto de precarização de direitos e da redução de espaços de participação. Então este é um momento da base, da gestão do CRESS e das entidades como um todo conhecerem um pouco mais dessa realidade e das particularidades dos municípios do interior, de menor porte, que têm estruturas administrativas mais difíceis de lidar. É uma experiência da qual sempre saímos renovados”, disse.