Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas abre 65 mil vagas para capacitação | CRESS-17

09/11/2010 as 6:05

Público-alvo dos cursos são atores sociais que trabalham em prevenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Inscrições abertas!

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) iniciou no mês de outubro o processo de inscrições para os cursos SUPERA, Fé na Prevenção, Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias e Curso para juízes, servidores e colaboradores do Poder Judiciário e curso de Prevenção para Educadores da Escola Pública. São 65 mil novas vagas para profissionais que trabalham com a temática.

Atenção: somente há vagas nos cursos SUPERA e Fé na Prevenção. As inscrições para os demais cursos estão encerradas.

Os cursos são ofertados gratuitamente na modalidade de Educação a Distância (EaD) e tem duração de 3 meses. Os alunos recebem todo o material didático no endereço residencial, e passam a ter acesso ao ambiente virtual de aprendizagem com acompanhamento de tutores, que também poderão ser acessados por um número de telefone 0800. Ao final do curso, os concluintes recebem um certificado de Extensão Universitária, emitido pela Instituição de Ensino Superior executora do curso.

SUPERA (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento)
O SUPERA tem como objetivo capacitar profissionais da área de saúde e assistência social para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool, crack e outras drogas, com o fornecimento de princípios e técnicas atualizados cientificamente dos diferentes modelos de tratamento, intervenção e encaminhamento, em consonância com as orientações e diretrizes da Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e da Política Nacional sobre o Álcool (PNA).

O curso é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As três edições anteriores já contaram com a participação de quinze mil profissionais da Rede Básica de Saúde e das Unidades de Referência para tratamento de usuários de álcool e outras drogas em todo o País.

Esta, que é a quarta edição, oferece mais 5 mil vagas para capacitação dos profissionais de saúde e de assistência social, com prioridade para as áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), contemplando as ações previstas no “Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas”.

Carga Horária: 120 horas
Certificação Universitária: Extensão Universitária pela Unifesp
Inscrições: www.supera.senad.gov.br
Período de Inscrições: A partir de 26 de outubro
Informações: www.supera.senad.gov.br

“Fé na Prevenção” – Curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins

O curso Fé na Prevençãoo oferece 5 mil vagas, com objetivo de capacitar lideranças religiosas para atuarem na prevenção do uso do crack,  álcool e outras de drogas, assim como de comportamentos de risco, fazendo a adequada identificação, abordagem e encaminhamento para a rede de atenção à saúde, tendo como base as técnicas de intervenção breve, entrevista motivacional e mudança de comportamento.

Em sua 2ª edição, o curso também é executado em parceria com a Unifesp, já tendo oferecido 5 mil vagas na edição anterior. O curso tem carga horária de 90 (noventa) horas e duração de três meses, com certificado de Extensão Universitária emitido pela Unifesp.

Carga Horária: 90 horas
Certificação Universitária: Extensão Universitária pela UNIFESP
Inscrições: www.fenaprevencao.senad.gov.br
Período de Inscrições: A partir de 26 de outubro
Informações: www.fenapevencao.senad.gov.br

Mais informações www.obid.senad.gov.br

*Fonte: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).