Semana de agenda cheia para as/os assistentes sociais! Serviço Social em defesa da saúde pública! | CRESS-17

Semana de agenda cheia para as/os assistentes sociais! Serviço Social em defesa da saúde pública!

20/08/2018 as 4:16

Compartilhe:

No próximo dia 22 de agosto às 18 horas será realizado um CRESS Debate Serviço Social e Saúde: desafios para o projeto ético-político profissional com a palestrante Maria Inês Bravo, assistente social e professora da UERJ e militante da Frente Nacional contra privatização da saúde. O debate acontecerá no Salão Rosa no CCJE na UFES e têm o objetivo de realizar reflexões acerca do trabalho profissional na saúde frente os desafios contemporâneos, visando fortalecer o projeto ético-político do Serviço Social e a defesa do SUS na perspectiva da Reforma Sanitária.

No dia 23, quinta-feira, iniciará o II Seminário “Saúde e sociedade: contra a privatização da vida” realizado pelo Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública objetiva promover, entre os interessados nos problemas de saúde pública no Brasil e no Espírito Santo, um amplo debate sobre os problemas apresentados por esta política, em especial: o subfinanciamento crônico da política de saúde; o processo contínuo de privatização e sucateamento de seus serviços; a terceirização da sua força de trabalho; a introdução das OSs na gestão dos serviços e a adoção de medidas que mudam o sistema único de saúde (SUS) sem qualquer  debate com os trabalhadores e trabalhadoras, usuários e usuárias do sistema. O seminário também objetiva estabelecer diretrizes e estratégias de ação política para o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública e demais movimentos de saúde.

O CRESS destaca a importância das/os assistentes sociais participarem ativamente da construção e das atividades em defesa da saúde pública, 100% estatal e de qualidade no estado do ES. Vivemos uma conjuntura de congelamento dos gastos com a política de saúde e intensificação do processo de terceirização/privatização associada à aprovação da contrarreforma trabalhista, precisamos construir estratégicas coletivas para resistir a esses e tantos outros ataques que o SUS vem sofrendo desde sua criação.

Confira a programação do Seminário:
23 de agosto 2018 (Quinta-feira)
18h30: Credenciamento
19h: Conferência de abertura: Reformas regressivas e a política de saúde
Palestrante: Maria Inês Bravo, Professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ, participantes do Fórum de Saúde do RJ e da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde.

24 de agosto 2018 (Sexta-feira)
9h: Conferência: Impactos da EC 95 sobre o financiamento da política de saúde
Palestrante: Camila Ugino, Economista e Professora do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
14h: Grupos de trabalho
1. Controle social na saúde
2. Saúde mental e política de drogas
3. Modelos de gestão e privatização da saúde: OSs e terceirização
4. Financiamento da saúde
5. Saúde da mulher, população negra e LGBT
17h: Plenária Final

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região