O(a) assistente social é um(a) trabalhador(a) que atua nas políticas sociais, trata-se de uma profissão voltada para viabilizar os direitos da população, como por exemplo, neste caso, na política de educação.
As políticas sociais são mecanismos viabilizadores de direitos humanos e sociais que devem atender às necessidades humanas por meio de serviços, programas e projetos sociais.
Nesta direção,as/os assistentes socias têm competência técnica para elaborar, implementar, executar e avaliar serviços sociais, programas e projetos que viabilizem o acesso da população aos seus direitos humanos fundamentais. E, pela mesma mediação, exercem as funções e/ou atribuições privativas que dizem respeito à execução de toda atividade inerente ao Serviço Social.
O trabalho de assistentes sociais na Política de Educação pressupõe referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano. Uma educação emancipadora está relacionada à garantia do respeito à diversidade humana, da afirmação incondicional dos direitos humanos.
A contribuição do Serviço Social no desenvolvimento e na realização de políticas públicas para a educação poderá ser efetivada no processo de construção coletiva com outros profissionais da referida política, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos, planos e estratégias a partir de competências e habilidades profissionais. Atuando, ainda, no processo de planejamento e de execução de ações coletivas no âmbito da educação.
Para tanto, exige-se do(a) profissional de serviço social uma competência técnica e política que se traduza em estratégias capazes de desvelar as contradições que determinam a Política de Educação.
Texto escrito pela Assistente Social Ylana Barbosa, especialista em Administração, Planejamento de Projetos Sociais e em Atenção Primária à Saúde. É servidora efetiva do município de Cariacica, Assistente Social da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação.
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00