Serviço Social e Educação: o olhar da assistente social Ylana Barbosa | CRESS-17

Serviço Social e Educação: o olhar da assistente social Ylana Barbosa

28/04/2023 as 8:30

Compartilhe:

O(a) assistente social é um(a) trabalhador(a) que atua nas políticas sociais, trata-se de uma profissão voltada para viabilizar os direitos da população, como por exemplo, neste caso, na política de educação.

As políticas sociais são mecanismos viabilizadores de direitos humanos e sociais que devem atender às necessidades humanas por meio de serviços, programas e projetos sociais.

Nesta direção,as/os assistentes socias têm competência técnica para elaborar, implementar, executar e avaliar serviços sociais, programas e projetos que viabilizem o acesso da população aos seus direitos humanos fundamentais. E, pela mesma mediação, exercem as funções e/ou atribuições privativas que dizem respeito à execução de toda atividade inerente ao Serviço Social.

O trabalho de assistentes sociais na Política de Educação pressupõe referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano. Uma educação emancipadora está relacionada à garantia do respeito à diversidade humana, da afirmação incondicional dos direitos humanos.

A contribuição do Serviço Social no desenvolvimento e na realização de políticas públicas para a educação poderá ser efetivada no processo de construção coletiva com outros profissionais da referida política, subsidiando a elaboração de projetos pedagógicos, planos e estratégias a partir de competências e habilidades profissionais. Atuando, ainda, no processo de planejamento e de execução de ações coletivas no âmbito da educação.

Para tanto, exige-se do(a) profissional de serviço social uma competência técnica e política que se traduza em estratégias capazes de desvelar as contradições que determinam a Política de Educação.

 

Texto escrito pela Assistente Social Ylana Barbosa, especialista em Administração, Planejamento de Projetos Sociais e em Atenção Primária à Saúde. É servidora efetiva do município de Cariacica, Assistente Social da Equipe Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região