Site do CRESS-ES já está acessível para surdas/os | CRESS-17

Site do CRESS-ES já está acessível para surdas/os

10/12/2019 as 11:00

O site do CRESS-ES já está acessível para surdas/os. O conselho aprovou, em reunião, a aquisição da plataforma Hand Talk, que traduz simultaneamente os conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O contrato tem duração de dois anos, e atende ao valor já destinado para o orçamento de 2019.

De acordo com dados do CENSO 2010, do IBGE, existem 9,7 milhões de pessoas, no Brasil, com algum tipo de problema auditivo. Além disso, entre essas pessoas há uma grande parcela que depende principalmente ou exclusivamente da Libras para se comunicar.

Para o site do CRESS-ES, o aplicativo Hand Talk vai ajudar na tradução de conteúdos em português, digitados ou falados, tanto para quem acessa a página por tablet quanto por smartphone, além dos computadores.

A conversão para Libras é automática. Esse sistema funciona com a ajuda de um intérprete virtual, o Hugo, que reage a comandos de voz e texto, convertendo em tempo real os conteúdos. O curioso é que, ao adotar um intérprete virtual, o sistema ainda permite que os ouvintes possam aprender a se comunicar em Libras.

Para achar o serviço de tradução, na página, basta procurar pelo ícone de acessibilidade, que fica no canto da tela, no lado direito. Ao clicar no botão, o visitante só precisa selecionar o texto que deseja que seja traduzido para que, automaticamente, o intérprete virtual faça a tradução para Libras.

“A decisão de adquirir o Hand Talk veio com o intuito de melhorar a acessibilidade nos serviços do Conselho, não somente no site. Ainda há previsão de oferecer a tradução em Libras nos eventos realizados pelo CRESS-ES, a partir de 2020. Inclusive, já foi levantado o orçamento”, comenta a coordenadora administrativa Ingrid Santos da Silva.

O CRESS-ES ainda vai estudar a possibilidade de tornar o espaço físico do conselho todo acessível, incluindo tais alterações junto à reforma da sede, prevista para acontecer a partir de 2020, com as novas salas que foram adquiridas para ampliar a unidade.