Acontece no dia 12 de setembro, a partir das 13 horas, o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio, na Ufes. O evento é aberto e realizado pela Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS-ES, em articulação com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e com a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).
O fórum será realizado no Salão Rosa, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus Goiabeiras, em Vitória. As atividades acontecem entre 13h e 18h, com inscrição gratuita, feita na hora do evento. O espaço é aberto para todas/os as/os assistentes sociais supervisoras/es de campo, supervisoras/es acadêmicas/os e estudantes estagiárias/os.
O objetivo central desse espaço é de resgatar o sentido e o fortalecimento do Fórum de Supervisão de Estágio do Espírito Santo, a partir das pautas e demandas surgidas no cotidiano do acompanhamento do estágio, além de realizar o lançamento do documento “Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social” (ABEPSS/2018).
O Fórum de Supervisão de Estágio do Espírito Santo, por sinal, constitui-se como um espaço de articulação das pautas que envolvem os desafios do estágio supervisionado em Serviço Social. Trata-se, assim, de um espaço de mobilização e reflexão sobre as questões que perpassam a formação e o trabalho profissional, cujo foco é a experiência de estágio.
Para que seja possível avançar nessas propostas, entende-se que é fundamental a participação dos três segmentos: estudantes estagiárias/os, assistentes sociais supervisoras/es de campo, assim como assistentes sociais supervisoras/es acadêmicas/os e coordenações de estágio. Por isso a importância de um evento que possa unir todas/os para debater o tema e, assim, avançar nas discussões.
Dessa forma, o evento do dia 12 de setembro se coloca como um instrumento fundamental para o enfrentamento coletivo em prol de uma concepção de formação profissional sustentada no projeto ético, político e profissional do Serviço Social. Fundamental, diante o avanço do conservadorismo e do obscurantismo, assim como do ataque constante à universidade pública.
Não deixe de participar e de contribuir coletivamente para o fortalecimento do processo de estágio e supervisão.
Confira a programação!
PROGRAMAÇÃO
13h – Mesa de abertura: ABEPSS, CRESS, ENESSO
13h30 – Mesa com Coordenadoras/es de estágio da UFAs
14h – Debate
14h30 – Mesa com representante de supervisão acadêmica, de campo e estagiário/a
15h30 – Debate
16h – Café Compartilhado
16h15 – Lançamento dos “Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social” (Thais Gomes – UFRJ, Coletivo Winnie Mandela)
17h – Debate
18h – Encerramento
03/04/2025 as 2:22
O mês de abril traz uma data importante, o Dia Nacional dos Povos Indígenas (19), e o Serviço Social brasileiro defende a articulação e mobilização pelos direitos dos povos originários. Compondo estes povos, também estão assistentes sociais. Para somar às lutas desses povos, o CFESS participou do Acampamento Terra Livre em Brasília (DF), de 7 […]
19/04/2025 as 8:52
O CFESS publicou, nessa segunda-feira (7), a Resolução CFESS nº 1.098/2025, que dispõe sobre os procedimentos para salvaguarda de documentos técnicos e de documentos técnicos sigilosos do Serviço Social. A nova norma, já em vigor, revoga a Resolução CFESS nº 556/2009, que instituía procedimentos para lacração de materiais técnicos e técnico-sigilosos. O objetivo é assegurar […]
09/04/2025 as 2:32
32 anos do Código de Ética do Serviço Social! São 32 anos desde que a categoria profissional se entendeu como trabalhadora, logo pertencendo à classe trabalhadora e compondo ativamente os espaços de luta e resistência. 13 de março é dia de celebração, porque tivemos que ultrapassar muitas barreiras para manter o Projeto Profissional vivo e […]
13/03/2025 as 11:07