Acontece no dia 12 de setembro, a partir das 13 horas, o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio, na Ufes. O evento é aberto e realizado pela Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS-ES, em articulação com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e com a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO).
O fórum será realizado no Salão Rosa, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus Goiabeiras, em Vitória. As atividades acontecem entre 13h e 18h, com inscrição gratuita, feita na hora do evento. O espaço é aberto para todas/os as/os assistentes sociais supervisoras/es de campo, supervisoras/es acadêmicas/os e estudantes estagiárias/os.
O objetivo central desse espaço é de resgatar o sentido e o fortalecimento do Fórum de Supervisão de Estágio do Espírito Santo, a partir das pautas e demandas surgidas no cotidiano do acompanhamento do estágio, além de realizar o lançamento do documento “Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social” (ABEPSS/2018).
O Fórum de Supervisão de Estágio do Espírito Santo, por sinal, constitui-se como um espaço de articulação das pautas que envolvem os desafios do estágio supervisionado em Serviço Social. Trata-se, assim, de um espaço de mobilização e reflexão sobre as questões que perpassam a formação e o trabalho profissional, cujo foco é a experiência de estágio.
Para que seja possível avançar nessas propostas, entende-se que é fundamental a participação dos três segmentos: estudantes estagiárias/os, assistentes sociais supervisoras/es de campo, assim como assistentes sociais supervisoras/es acadêmicas/os e coordenações de estágio. Por isso a importância de um evento que possa unir todas/os para debater o tema e, assim, avançar nas discussões.
Dessa forma, o evento do dia 12 de setembro se coloca como um instrumento fundamental para o enfrentamento coletivo em prol de uma concepção de formação profissional sustentada no projeto ético, político e profissional do Serviço Social. Fundamental, diante o avanço do conservadorismo e do obscurantismo, assim como do ataque constante à universidade pública.
Não deixe de participar e de contribuir coletivamente para o fortalecimento do processo de estágio e supervisão.
Confira a programação!
PROGRAMAÇÃO
13h – Mesa de abertura: ABEPSS, CRESS, ENESSO
13h30 – Mesa com Coordenadoras/es de estágio da UFAs
14h – Debate
14h30 – Mesa com representante de supervisão acadêmica, de campo e estagiário/a
15h30 – Debate
16h – Café Compartilhado
16h15 – Lançamento dos “Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em Serviço Social” (Thais Gomes – UFRJ, Coletivo Winnie Mandela)
17h – Debate
18h – Encerramento
Iniciando 2025, em janeiro o CRESS-ES INDICA o curso “Letramento racial para trabalhadores do SUS”. O curso aborda como o racismo em nossa sociedade também é produzido e reproduzido dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante as aulas, discutem-se a estrutura, o funcionamento e as expressões do racismo, além de abordar práticas antirracistas como […]
03/01/2025 as 4:21
Os boletos da anuidade de 2025, para cota única, foram encaminhados à categoria por e-mail. SAIBA COMO PARCELAR! O Conselho apresenta um passo a passo de como solicitar o parcelamento da sua anuidade. Efetuar o pagamento até a data limite é crucial para evitar a aplicação de juros e multa. 1. Acesse a plataforma de Serviços […]
19/12/2024 as 11:05
Se você não está exercendo a profissão, faça o cancelamento do seu registro profissional! Ao realizar a solicitação até o dia 30 de dezembro de 2024, será possível evitar a cobrança da anuidade de 2025. O cancelamento é feito pela plataforma de serviços online, disponível no site do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito […]
16/12/2024 as 2:27
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS Espírito Santo divulga o Parecer Técnico nº 028/2024, que está disponível na íntegra pelo site do Conselho. O documento trata da consulta realizada pelo Grupo de Trabalho de Assistentes Sociais da Atenção Primária à Saúde de Vila Velha (APS) à COFI do CRESS-ES, acerca de requisições […]
09/12/2024 as 6:40