Vai ter muita atividade para celebrar o Dia da/o Assistente Social 2021 | CRESS-17

Vai ter muita atividade para celebrar o Dia da/o Assistente Social 2021

07/05/2021 as 1:45

As atividades em comemoração ao Dia da/o Assistente Social, em 2021 ocorrerão de forma remota, ainda devido à pandemia da Covid-19. No entanto, o CFESS e os CRESS em todo Brasil preparam um grande número de debates, lives, palestras, intervenções culturais.

Clique aqui e confira o site especial com a programação do mês de maio

Para 2021, assistentes sociais apontaram um tema urgente e necessário, ainda mais no contexto da pandemia, de luta pela saúde pública e políticas sociais: o trabalho pela vida e resistência dos povos originários e comunidades tradicionais!

O mote do 15 de maio em 2021 é: “Há mais de 500 anos, sempre na linha de frente”. O tema vem reafirmar o projeto ético-político profissional na defesa dos povos originários e tradicionais, reforçando a inserção da categoria na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só campo, mas também nas cidades.

Assim, para valorizar e celebrar o trabalho de assistentes sociais e denunciar os ataques aos direitos de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil, no Dia da/o Assistente Social, 15 de maio, às 16h, haverá um evento virtual unificado, promovido pelo Conjunto CFESS-CRESS e que será transmitido pelos canais do CFESS no Facebook e no Youtube e também pelos canais dos CRESS nas redes sociais.

“Como sempre, teremos mais um maio com celebração coletiva e de luta, organizado de forma unificada pelo Conjunto CFESS-CRESS! Com muito debate, participação de assistentes sociais e mensagens para a categoria. Teremos importantes participações com representatividade. Convidamos todas as pessoas!“, destaca a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Emilly Marques.

Clique aqui e veja as peças criadas especialmente para o Dia da/o Assistente Social 2021

Atividades pelo Brasil com temas sobre a atuação profissional

Durante todo o mês de maio, os Conselhos Regionais organizaram uma série de eventos virtuais, para celebrar o Dia da/o Assistente Social e debater a temática aprovada, por meio de várias nuances: a luta pela terra e os impactos na vida dos povos indígenas e comunidades tradicionais; O trabalho de assistentes sociais pelos direitos e pela vida dos povos originários; intervenções culturais de comunidades quilombolas, dentre outros.

E além desses, tem debate sobre supervisão de estágio, Código de Ética, atendimentos de assistentes sociais no Suas, SUS e no Judiciário, Mercado de Trabalho e os desafios profissionais, a atuação da categoria no contexto da pandemia de Covid-19 nos estados, sigilo profissional, reflexões sobre a conjuntura, perspectivas para a profissão no pós-pandemia.

Clique e confira tudo no site especial!

Também haverá um live unificada da região nordeste nos dias 20 e 21 de maio, com os temas:

– 1º Dia – Resistência e luta em defesa do direito à vida no campo e na cidade – pelos povos originários e comunidades tradicionais;

– 2º Dia – Trabalho profissional da/o assistente social no campo e na cidade em tempos de pandemia.

Os debates serão transmitidos pelas redes sociais do CFESS e dos CRESS do Nordeste.

Participe também, venha celebrar o seu dia e debater sobre os desafios e caminhos da profissão de Serviço Social!

Texto e Artes: CFESS