“Vamos, levante e Lute! Se não a gente acaba perdendo o que já conquistou…” (Lute – Edson Gomes) | CRESS-17

13/09/2017 as 5:49

O 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS ocorrido em Brasília (DF) chegou ao fim no último domingo (10/09) com uma agenda de deliberações para as gestões do CFESS e dos CRESS no triênio 2017-2020. O encontro contou com a presença de cerca de 350 participantes, entre assistentes sociais da base, das direções dos conselhos, agentes fiscais, assessorias técnicas, e convidados/as eleitos em assembleias da categoria.

A programação do evento contou com mesas, eixos temáticos (Orientação e Fiscalização, Formação Profissional/Relações Internacionais, Ética e Direitos Humanos, Seguridade Social e Administrativo-Financeiro), debates, aprovação de instrumentais da Política Nacional de Fiscalização (PNF) e plenária sobre a resolução 533/2008, que dispõe sobre normativas para o Estágio em Serviço Social.

O 46º Encontro Nacional também contou com um momento de intensa emoção com o lançamento do Livro “Serviço Social, Memórias e Resistência Contra a Ditadura”, que concluiu o projeto de mesmo nome lançado em 2013, com o depoimento de assistentes sociais que lutaram contra a repressão dos anos de chumbo.

Delegação do CRESS-ES

A metodologia do Encontro teve início nas Assembleias Gerais de cada CRESS, na eleição da Delegação, por meio do voto dos/as assistentes sociais presentes. Estes/as delegados/as tornam-se representantes legitimados/as para participação no planejamento das ações para o triênio. Com as deliberações aprovadas nos eixos e corroboradas na Plenária Final inicia-se um ciclo de trabalho para as gestões que foram empossadas este ano.

A presidenta do CRESS-ES, Pollyana Pazolini, ressaltou que o encontro foi extremamente produtivo e marcado por intensos debates relacionados à atual conjuntura e aos impactos que esta traz para os/as profissionais do Serviço Social.

Na plenária final, noventa deliberações foram aprovadas, e Pollyana ressaltou que dentre elas houve a definição dos temas do próximo mês de maio, marcado pelo Dia do/da Assistente Social, comemorado no dia 15, e do tema de campanha do conjunto para o triênio 2017-2020.

Conseguimos eleger uma campanha de triênio extremamente importante para a categoria com o tema “Assistentes Sociais contra o racismo”. E como tema para o dia do/a Assistente Social definiu-se “Assistentes Sociais em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar! Somos todos/as classe trabalhadora”.

O encontro também lançou a “Carta de Brasília”, que aponta as contrarreformas e os impactos para a classe trabalhadora, além de moções de repúdio aprovadas na Assembleia Final (disponíveis no link http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1409). Para a presidenta do CRESS-ES, retornamos para o Estado com o desafio de aprofundar o debate de conjuntura que foi realizado nacionalmente e construir estratégias de lutas coletivas a nível estadual com vistas ao enfrentamento dessa conjuntura.

A assistente social Mayara Sales, delegada de base eleita em assembleia, apontou: “Candidatei-me enquanto delegada de base para participar do processo de planejamento das ações do conjunto para o próximo triênio porque espaços como esses nos possibilitam afirmar nosso projeto profissional no atual contexto. O processo democrático foi fundamental diante do intenso embate entre perspectivas políticas ali presentes e que apareceram na construção de propostas e ações, estas sempre articuladas entre si, que visam o alinhamento entre a atuação profissional e a atuação política do conjunto”, diz. Mayara, que faz parte da Comissão de Comunicação, afirma que o trabalho apenas começou e enfatizou: “Nós, assistentes sociais de base, devemos ocupar esses espaços coletivos e democráticos, seja nas comissões temáticas e/ou assembleias e eventos que têm como direção o fortalecimento da profissão”.

Outro ponto importante foi a aprovação do Grupo de Trabalho que irá discutir os cursos ilegais e a consequente precarização da formação profissional das/dos assistentes sociais. Pollyana avaliou o encontro como desafiador e produtivo, e lembrou-se da extensiva agenda para o próximo triênio, que inclui a realização do Encontro Descentralizado do Sudeste no Espírito Santo e a realização de diversos seminários nacionais nos próximos anos, cujas datas serão divulgadas nos meios de comunicação do Conjunto CFESS-CRESS.

#CRESS17 #GestaoTemposDeResistir #EncontroNacional #conjuntocfesscress