Categoria realizou um mutirão na Praça Costa Pereira, em Vitória, com atendimento à população
As assistentes sociais do INSS no Estado realizaram, nesta terça-feira, 1º de março, uma paralisação de 24h, como parte do Dia Nacional de Luta e Mobilização das assistentes sociais do Instituto. Em todo o país, profissionais de 21 estados aderiram à paralisação.
A reivindicação principal das trabalhadoras é o cumprimento da Lei nº 12.317 – que fixa a jornada das assistentes sociais em 30h semanais – por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cuja secretaria de Recursos Humanos elaborou uma orientação para que as assistentes sociais aceitem uma redução salarial de 30% caso cumpram as seis horas diárias.
Como parte da paralisação, as profissionais realizaram um mutirão, nesta terça-feira, na Praça Costa Pereira, em Vitória, para tirar dúvidas da população sobre os direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). As trabalhadoras também distribuíram uma Carta aberta à população, elaborada pelo Sindprev-ES, sindicato que representa os servidores do INSS no Estado.
Ana Targina (foto acima), uma das conselheiras do CRESS-17 convidadas pelo Sindprev-ES para a paralisação, lembrou da luta do Conselho para a fixação da carga horária das assistentes sociais em 30h semanais.
“Mesmo depois da criação da Lei 12.317, enfrentamos muita resistência por parte das chefias. Mas, ironicamente, o próprio governo que aprovou a Lei tem sido mais intransigente que a iniciativa privada”, destacou a conselheira, relacionando o caso das assistentes sociais do INSS com as da Prefeitura de Vitória.
*Fonte: Com informações do Sindprev-ES.
Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
27/05/2022 as 2:51
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) deliberou por manifestar-se quanto ao cumprimento da supervisão direta de estágio direcionada de maneira impositiva por gestores, sobretudo na política de assistência social. “Temos recebido queixas por parte da categoria sobre essa questão e é algo que traz muita apreensão para profissionais que já estão sobrecarregados ou mesmo […]
26/05/2022 as 7:00
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou, recentemente, a Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da/o Assistente Social. Tal conduta é válida tanto na relação com as/os usuários quanto com outras/os assistentes sociais […]
24/05/2022 as 7:00
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00