Veja como foi o Dia Nacional de Luta e Mobilização das assistentes sociais do INSS no Estado | CRESS-17

01/03/2011 as 5:38

Categoria realizou um mutirão na Praça Costa Pereira, em Vitória, com atendimento à população

As assistentes sociais do INSS no Estado realizaram, nesta terça-feira, 1º de março, uma paralisação de 24h, como parte do Dia Nacional de Luta e Mobilização das assistentes sociais do Instituto. Em todo o país, profissionais de 21 estados aderiram à paralisação.

A reivindicação principal das trabalhadoras é o cumprimento da Lei nº 12.317 – que fixa a jornada das assistentes sociais em 30h semanais – por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), cuja secretaria de Recursos Humanos elaborou uma orientação para que as assistentes sociais aceitem uma redução salarial de 30% caso cumpram as seis horas diárias.

Como parte da paralisação, as profissionais realizaram um mutirão, nesta terça-feira, na Praça Costa Pereira, em Vitória, para tirar dúvidas da população sobre os direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). As trabalhadoras também distribuíram uma Carta aberta à população, elaborada pelo Sindprev-ES, sindicato que representa os servidores do INSS no Estado.

Ana Targina (foto acima), uma das conselheiras do CRESS-17 convidadas pelo Sindprev-ES para a paralisação, lembrou da luta do Conselho para a fixação da carga horária das assistentes sociais em 30h semanais.

“Mesmo depois da criação da Lei 12.317, enfrentamos muita resistência por parte das chefias. Mas, ironicamente, o próprio governo que aprovou a Lei tem sido mais intransigente que a iniciativa privada”, destacou a conselheira, relacionando o caso das assistentes sociais do INSS com as da Prefeitura de Vitória.

*Fonte: Com informações do Sindprev-ES.