Vem aí a Agenda 2021 Assistente Social! | CRESS-17

Vem aí a Agenda 2021 Assistente Social!

05/01/2021 as 9:32

Compartilhe:

Que sejamos puro movimento! É com essa mensagem que o CFESS convida você, assistente social, a adquirir, a partir do dia 28 de janeiro, a Agenda 2021 do Conjunto CFESS-CRESS. Em breve divulgaremos novas informações sobre a venda das agendas para as/os assistentes sociais do Espírito Santo.

Com o valor de repasse (custo) de R$ 11,00 (onze reais), a mesma será disponibilizada pela maioria dos CRESS para aquisição sob condições especiais, em razão da pandemia da Covid-19, que ocasionou também o atraso no planejamento e na produção da publicação.


Atenção para as informações para aquisição

Agenda Assistente Social 2021
Valor de repasse (custo):
 R$ 11,00
Disponível: a partir de 28/1/2021
Como adquirir: Somente nos CRESS. Verifique com o Regional mais próximo.
Formato: 12 x 16 cm, colorida, com capa dura, elástico e fita marcadora
Tiragem limitada / 11.500 exemplares.


Um tema de puro movimento!

A escolha do tema da agenda deste ano é uma construção que passou pela transição e trabalho de duas gestões (2017-2020 e 2020-2023), como uma decisão conjunta de reafirmar a ética no centro de nossos debates, ao apresentar um balanço e marcos históricos dos 20 anos do Projeto Ética em Movimento, do CFESS, que atravessa diferentes gerações da categoria nessas duas décadas de existência e vem dialogando cotidianamente com os desafios e questões éticas que assistentes sociais se deparam no seu exercício profissional.

“Os momentos históricos em que nos defrontamos com muitos sofrimentos e adversidades são aqueles que atestam nossa capacidade de resistência, que põe em evidência o acerto de nossas escolhas políticas, de nossa coerência ética, que nos fortalecem como indivíduos e coletivo. Nestes momentos – em que não é possível não se comprometer – torna-se mais evidente a exigência emancipatória posta em nosso Código de Ética”, afirma a professora da PUC-SP e autora do projeto editorial da Agenda, Lúcia Barroco, em um dos textos que escreveu para a publicação.

Barroco também fez parte da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS (nos anos 2000) idealizadora do Projeto e é autora do Caderno 1 – Ética e História, do Curso de Ética para Agentes Multiplicadores/as.

Para a presidenta do CFESS, Beth Borges, que também compôs a CEDH à época de criação do Projeto, a Agenda 2021 vai permitir que a categoria conheça ou relembre “a efervescência dos debates sobre ética e direitos humanos, desde a década de 1990, quando entra em vigor o Código de Ética do/a Assistente Social (1993), até os anos 2000, com a proposição de uma estratégia de multiplicação da formação de assistentes sociais, para manter ativado o compromisso coletivo com a defesa do projeto ético-político profissional”.

Agenda: um instrumento de uso diário

A Agenda, além de instrumento para marcar compromissos diários e mensais, com calendários, espaços para anotações e datas importantes, segue sendo referência para pesquisa cotidiana, repleta de conteúdo que dialoga com o trabalho da categoria, por meio de textos, entrevistas, pílulas e conteúdo poético. Ou seja, a Agenda Assistente Social 2021 é também um material para qualificação profissional e de divulgação da profissão, com textos que contribuem para reflexões e discussões para o dia-a-dia!

O projeto gráfico é leve e provocativo, e todas as ilustrações são alinhavadas por um extrato (ou uma “muda”) da obra “Fundos Murrado”, de Arthur do Bispo do Rosário, artista sergipano falecido em 1989. É dele a imagem que há quase três décadas ilustra (e embeleza) a capa do Código de Ética. À época, a imagem do fardão foi escolhida como uma forma de homenagear cada usuário/a das políticas e serviços sociais, em nome do respeito, qualidade e responsabilidade, nos termos dos princípios firmados pelo Código de Ética.

Assim como é o Projeto Ética em Movimento, a Agenda Assistente Social 2021 vem provocar a categoria a uma imersão nos princípios e valores do Código de Ética e do projeto ético-político profissional, sem perder de vista a materialidade desse conteúdo para o trabalho cotidiano de cada assistente social.

Novidades: capa dura e conteúdo digital

A agenda de 2021 traz uma mudança importante: o retorno da capa dura, dando mais resistência e durabilidade à publicação.

Além disso, a agenda terá uma extensão para conteúdo digital, com links para vídeos, planners digitais e muito mais. Em breve, esse material estará disponível aqui no site!

Imagem mostra simulação da agenda aberta, com páginas para se marcar os compromissos do mês de fevereiro. As cores rosa e roxo predominam.

Cada entrada de mês traz também um planner mensal.

Imagem mostra a agenda aberta. De um lado uma página de compromisso diário e de outro uma ilustração do mês de agosto.

Páginas para escrever sobre os compromissos diários e a ilustração para marcar a entrada de cada mês.Páginas abertas da agenda. textos e foto sobre o projeto Ética em Movimento.

Além das pílulas textuais espalhadas pela Agenda, a publicação traz também informações e fotos sobre o tema abordado.

Texto e imagens: CFESS.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região