Vídeos: o Serviço Social em seus diferentes espaços | CRESS-17

Vídeos: o Serviço Social em seus diferentes espaços

05/09/2017 as 6:39

Compartilhe:

O CRESS lança sua série de vídeos sobre o trabalho do Serviço Social em seus diferentes espaços sócio-ocupacionais e frente às diversas expressões da “questão social”.

Refletir sobre a atuação profissional com famílias no âmbito do serviço social é demarcar a luta histórica dessa profissão contra o conservadorismo. No âmbito da atuação com famílias, o esforço tem sido no sentido de combater um trabalho que não compreende as situações vivenciadas pelas famílias como expressões da questão social, mas sim tratadas como “casos de famílias”, desvinculados da totalidade social. Nessa perspectiva, as demandas de classe postas pelas famílias são tratadas como problemas intrafamiliares, conflitos pessoais, desvinculados da sociedade capitalista. Ao tratarmos a “questão social” e suas expressões no âmbito moral, somos levados a atuar com famílias exigindo mudança nos comportamentos dos seus membros, psicologizando as refrações da questão social. Ou seja, reforçando uma visão das famílias da classe trabalhadora como “desestruturadas”, negligenciadoras, desajustadas. Portanto, é urgente pensar estratégias amplas e coletivas junto as famílias, evitando a culpabilização das mesmas e avançando na defesa da ampliação dos direitos, visando outra sociabilidade.

Confira os vídeos:

“O Serviço Social e o trabalho com famílias I”,  com a professora Regina Célia Tamaso Mioto:

https://youtu.be/8IwV2BdH6o0

“O Serviço Social e o trabalho com famílias II”, com o professor Cláudio Horst:

https://youtu.be/AKBAB-sVlJQ

INDICAÇÃO DE LEITURA:

MIOTO, Regina Celia Tamaso. Política Social e Trabalho Familiar: questões emergentes no debate contemporâneo. Serviço Social & Sociedade, v. 124, p. 609, 2015.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0699.pdf

HORST, C. H. M.. A atuação profissional do Serviço Social junto às famílias nas políticas sociais: (re) atualização do conservadorismo?. In: Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2017, Vitória. v. 1. p. 1-16.

Disponível em: http://periodicos.ufes.br/EINPS/article/view/16528/11385

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região