O CRESS lança sua série de vídeos sobre o trabalho do Serviço Social em seus diferentes espaços sócio-ocupacionais e frente às diversas expressões da “questão social”.
Refletir sobre a atuação profissional com famílias no âmbito do serviço social é demarcar a luta histórica dessa profissão contra o conservadorismo. No âmbito da atuação com famílias, o esforço tem sido no sentido de combater um trabalho que não compreende as situações vivenciadas pelas famílias como expressões da questão social, mas sim tratadas como “casos de famílias”, desvinculados da totalidade social. Nessa perspectiva, as demandas de classe postas pelas famílias são tratadas como problemas intrafamiliares, conflitos pessoais, desvinculados da sociedade capitalista. Ao tratarmos a “questão social” e suas expressões no âmbito moral, somos levados a atuar com famílias exigindo mudança nos comportamentos dos seus membros, psicologizando as refrações da questão social. Ou seja, reforçando uma visão das famílias da classe trabalhadora como “desestruturadas”, negligenciadoras, desajustadas. Portanto, é urgente pensar estratégias amplas e coletivas junto as famílias, evitando a culpabilização das mesmas e avançando na defesa da ampliação dos direitos, visando outra sociabilidade.
Confira os vídeos:
“O Serviço Social e o trabalho com famílias I”, com a professora Regina Célia Tamaso Mioto:
“O Serviço Social e o trabalho com famílias II”, com o professor Cláudio Horst:
INDICAÇÃO DE LEITURA:
MIOTO, Regina Celia Tamaso. Política Social e Trabalho Familiar: questões emergentes no debate contemporâneo. Serviço Social & Sociedade, v. 124, p. 609, 2015.
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0699.pdf
HORST, C. H. M.. A atuação profissional do Serviço Social junto às famílias nas políticas sociais: (re) atualização do conservadorismo?. In: Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2017, Vitória. v. 1. p. 1-16.
Disponível em: http://periodicos.ufes.br/EINPS/article/view/16528/11385
Durante o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, os CRESS do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, produziram e aprovaram a Carta de Vitória/ES, um documento de avaliação e também de mobilização, a ser compartilhado com toda a categoria. Confira o conteúdo completo da carta >> clique aqui!
12/08/2022 as 5:00
Para este dia 12 de agosto, quando se celebra o Dia Internacional da Juventude, a gestão “É preciso estar atenta e forte” reuniu alguns textos que fortalecem a importância de se estar ao lado da juventude, em defesa de seus direitos e das políticas sociais que promovem o acesso e a garantia de serviços e […]
12/08/2022 as 8:00
Durante os dias 05 e 07 de agosto, a cidade de Vitória/ES recebeu o 49º Encontro Descentralizado da Região Sudeste, reunindo os CRESS do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo para avaliação das ações realizadas pela região no triênio 2020-2023. Com o tema Trabalhadoras do Brasil: “É preta, é pobre e […]
11/08/2022 as 5:13
Neste domingo, dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha (nº 11.340 / 2006) completa 16 anos, marco do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A gestão “É preciso estar atenta e forte” pontua a urgência de se assegurar o direito das mulheres a uma vida sem violência, sendo este […]
07/08/2022 as 7:45