Visibilidade lésbica | CRESS-17

Visibilidade lésbica

28/08/2017 as 6:54

Compartilhe:

Dia 29 de agosto é marcado como o Dia Nacional da Visibilidade lésbica. A data faz referência ao I Seminário Nacional de Lésbicas – Senale, que aconteceu em 1996 e demarca a luta de mulheres lésbicas pela visibilidade, contra a violência e contra a negação de direitos por causa de sua orientação sexual. Reconhecemos que a invisibilidade nega toda e qualquer possibilidade de existência e, portanto, garantia de direitos.

Em tempos de conservadorismo, intolerância, fundamentalismos e de graves violações de direitos no Brasil e no mundo, a vivência, expressão e visibilidade do amor e de quem somos e amamos é uma necessidade de vida, por isso devem ser asseguradas igualmente a todas as pessoas, sem nenhuma forma de discriminação. Além disso, é fundamental a articulação entre os movimentos sociais e as instituições militantes que estão na efetiva defesa dos direitos humanos da população LGBT, como é o caso do Conjunto CFESS/CRESS.

Temos em nosso Código de Ética Profissional a liberdade e a igualdade substantiva como princípios fundamentais e a Resolução 489/2006, que “estabelece normas vedando condutas discriminatórias ou preconceituosas, por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo, no exercício profissional do/a assistente social”, por isso, somos uma categoria que tem posicionamento, está na luta e se soma à resistência coletiva das mulheres que se relacionam com mulheres. Além disso, faz-se necessário entender essa forma de amor como ação política de desconstrução do patriarcado heterossexista e que se nega, portanto, a ser invisível. Elas existem! Nós existimos! Resistimos!

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região