Você conhece o Setor de Registro do CRESS-ES? | CRESS-17

Você conhece o Setor de Registro do CRESS-ES?

14/01/2020 as 11:57

É o Setor de Registro do CRESS-ES que atende aos interessados em fazer ou atualizar o registro profissional. Além de ser solicitada com informações sobre prazos e documentos necessários, a equipe do setor é responsável pelos pedidos de cancelamento de registro, de transferência – ou seja, quando o/a assistente social está de mudança de Estado – e de alteração de nome ou de endereço; além de também contribuir com informações sobre o Documento de Identificação Profissional.

A servidora Sandra Mara Aguiar (foto) explica que o atendimento pode ser feito presencialmente ou por telefone. “Quem mora fora da Grande Vitória pode, inclusive, enviar os documentos pelos correios”, explica ela.

Além disso, toda e qualquer alteração sempre é cumprida dentro do prazo estipulado pelo CFESS, por meio de resolução. “Cada solicitação vira um processo, com cerca de 30 dias para ser aprovado pela Comissão de Inscrição (saiba mais sobre essa comissão logo abaixo), que se reúne a cada 15 dias, em média. O CFESS nos dá até 45 dias para emitir o registro”, conta.

Entre em contato pelos e-mails registro@cress-es.org.br ou registro2@cress-es.org.br. Ou, ainda, pelo telefone (27) 3222-0444.

Comissão de Inscrição é responsável pelos processos de registro

A Comissão de Inscrição responde por todos os processos de registro profissional do CRESS-ES, desde a criação ou o cancelamento de registro, até a mudança de nome, de endereço ou de Estado de atuação. A comissão é formada pelas conselheiras e assistentes sociais Cleidson Nazário Maurício e Ivana Ananias de Oliveira, junto dos/as trabalhadores/as Gustavo Henrique dos Santos Correia, Sandra Mara Aguiar e Wagner Marconi Passamai.

O CRESS-ES ressalta a importância da comissão de inscrição e do setor de registro profissional. Sem inscrição, ocorre o exercício ilegal da profissão e é por meio do registro profissional que podem ocorrer as atividades de fiscalização do trabalho do/a assistente social.

Ou seja, essa função do Conselho é de interesse público dos/as profissionais e de toda a sociedade, para poder enfrentar as violações cotidianas à profissão, defender a qualidade dos serviços prestados, assim como as condições éticas e técnicas de trabalho, além dos posicionamentos da/o profissional parametrado pelo conjunto CFESS/CRESS.

Defender a importância do registro profissional é defender a relevância de uma profissão regulamentada!