A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas, usuárias de LIBRAS, com pessoas ouvintes, por meio de videochamada e de forma gratuita. O dispositivo digital é um serviço oferecido pelo Governo do Estado e já está em pleno funcionamento para todo território do Espírito Santo.
Esse serviço de tradução pode ser usado apenas por equipamentos públicos, a exemplo de hospitais e serviços básicos de saúde, delegacias, fóruns judiciais, bancos estatais e, também, pelos CRAS entre outros espaços de atendimento da população. Até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode usar a CIL-ES.
Dessa forma, servidores/as públicos municipais, estaduais e federais poderão acessar o aplicativo sempre que precisarem do serviço de tradução em LIBRAS. Ao abrir o canal de comunicação com a CIL-ES, haverá um/a profissional disponível para ajudar.
É necessário ter uma câmera funcionando no celular, notebook, computador ou tablet para que seja efetivada a videochamada. A orientação é que a câmera fique direcionada para a pessoa usuária de LIBRAS, enquanto o fone de ouvido pode ficar com o/a servidor/a que receberá a tradução.
O atendimento funciona 24 horas por dia, com intérpretes trabalhando em regime de plantão nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. O aplicativo está disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
Assistentes Sociais poderão usar desse serviço nos atendimentos e atividades profissionais, seja pelo aplicativo, via site ou por QRcode, disponível para download logo abaixo. Este pode ser impresso, afixado nas paredes e disponibilizado para acesso da/o usuária/o ou da/o profissional por meio de celular.
Como acessar a CIL-ES
Opção 1 > Baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
Opção 2 > Pela página da CIL-ES, clicando AQUI;
Opção 3 > Pelo site Conecta Cidadão; clicando AQUI; e
Opção 4 > Utilizando os QR Codes (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a videochamada) – confira aqui!
No mês de maio, os sistemas informatizados dos Conselhos Regionais e Federal ficaram inoperantes, afetando o atendimento à categoria em quase todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo. Após intensos esforços do CFESS, os sistemas estão retornando ao funcionamento de forma gradual. No entanto, informamos que os Serviços Online do CRESS-ES AINDA ESTÃO SUSPENSOS. Dessa forma, […]
03/06/2025 as 1:21
Informamos que o CRESS-ES está com instabilidades em suas linhas telefônicas. Dessa forma, o atendimento pelo telefone fixo está suspenso. Profissionais podem contatar o Conselho comparecendo presencialmente à sede, em Vitória, ou por e-mail. E-mails do CRESS-ES Demandas gerais para o Conselho – cress@cress-es.org.br. Boletos, Negociação e assuntos correlatos – cobranca@cress-es.org.br. Registro, Cancelamento, Reinscrição e assuntos correlatos – registro@cress-es.org.br. Orientação […]
03/04/2025 as 2:22
MÊS DE ASSISTENTES SOCIAIS! Nesta semana, o CRESS-ES participou de duas sessões solenes realizadas em homenagem à categoria. No dia 26, a atividade aconteceu na Prefeitura de Vitória, no Auditório Zemar Moreira Lima. O proponente da sessão foi o vereador Professor Jocelino. Já no dia 29, o Conselho esteve na Assembleia Legislativa, cuja sessão teve […]
31/05/2025 as 9:17
Recentemente, a retirada das famílias da “Ocupação Vila Esperança”, localizada no bairro Jabaeté, no município de Vila Velha/ES, foi amplamente divulgada. A ocupação em questão surgiu em 2016 como resposta à falta de moradia digna na região. Ao longo desses anos, o que antes era uma região abandonada se transformou em um espaço produtivo, rico, […]
30/05/2025 as 6:05
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) informa que, a partir desta terça-feira (27 de maio), após intensos e coordenados esforços para solucionar a indisponibilidade dos sistemas informatizados que afetou o funcionamento de alguns Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), os serviços que estavam suspensos serão retomados gradualmente. As equipes do CFESS e dos CRESS, […]
27/05/2025 as 4:37