A Central de Intermediação em Libras (CIL-ES) é um serviço de tradução simultânea que viabiliza a comunicação de pessoas com deficiência auditiva e/ou surdas, usuárias de LIBRAS, com pessoas ouvintes, por meio de videochamada e de forma gratuita. O dispositivo digital é um serviço oferecido pelo Governo do Estado e já está em pleno funcionamento para todo território do Espírito Santo.
Esse serviço de tradução pode ser usado apenas por equipamentos públicos, a exemplo de hospitais e serviços básicos de saúde, delegacias, fóruns judiciais, bancos estatais e, também, pelos CRAS entre outros espaços de atendimento da população. Até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode usar a CIL-ES.
Dessa forma, servidores/as públicos municipais, estaduais e federais poderão acessar o aplicativo sempre que precisarem do serviço de tradução em LIBRAS. Ao abrir o canal de comunicação com a CIL-ES, haverá um/a profissional disponível para ajudar.
É necessário ter uma câmera funcionando no celular, notebook, computador ou tablet para que seja efetivada a videochamada. A orientação é que a câmera fique direcionada para a pessoa usuária de LIBRAS, enquanto o fone de ouvido pode ficar com o/a servidor/a que receberá a tradução.
O atendimento funciona 24 horas por dia, com intérpretes trabalhando em regime de plantão nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. O aplicativo está disponível para sistemas iOS, Android e Windows.
Assistentes Sociais poderão usar desse serviço nos atendimentos e atividades profissionais, seja pelo aplicativo, via site ou por QRcode, disponível para download logo abaixo. Este pode ser impresso, afixado nas paredes e disponibilizado para acesso da/o usuária/o ou da/o profissional por meio de celular.
Como acessar a CIL-ES
Opção 1 > Baixar o aplicativo ICOM, disponível para sistemas iOS, Android e Windows;
Opção 2 > Pela página da CIL-ES, clicando AQUI;
Opção 3 > Pelo site Conecta Cidadão; clicando AQUI; e
Opção 4 > Utilizando os QR Codes (basta apontar a câmera do celular para a imagem e o aparelho encaminhará para a videochamada) – confira aqui!
A gestão “Quem escolhe a luta, não recusa a travessia” do CRESS/ES reitera e divulga a nota emitida pelo Departamento de Serviço Social ao Movimento Estudantil da UFES, expressando publicamente seu apoio à luta por permanência e direito universal à alimentação. Aproveitamos para destacar o seguinte trecho da nota: “O curso de Serviço Social é […]
02/06/2023 as 3:38
Atenção, categoria. Comunicado urgente! 1) Após solicitação do CRESS/ES, a Secretaria de Estado de Educação (SEDU) ampliou o prazo de apresentação de documentação às/aos convocadas/os do processo seletivo do edital n° 20/2023 para o dia 09/06/23; 2) O CRESS/ES acionou o suporte técnico de manutenção para solucionar defeito apresentado no serviço de telefonia do conselho. […]
01/06/2023 as 4:40
O CRESS/ES disponibilizou nos Serviços Online a Certidão de Regularidade. Profissionais que precisem desse documento já podem acessar o site (clique aqui!) e emitir a certidão. Lá no site também já está disponível a Certidão de Registro. O acesso ao Serviços Online ainda pode ser feito pelo site do CRESS/ES: passe o mouse sobre a […]
01/06/2023 as 10:49
O aprimoramento profissional de forma contínua está previsto no Código deÉtica do/a assistente social e, a partir disso, a Comissão de Orientação eFiscalização (COFI) do CRESS/ESindica à categoria acessar os Anais do XVIIEncontro Nacional dePesquisadores em Serviço Social (ENPESS),realizado emdezembro de 2022, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o CRESS/ES foirepresentado pelas assistentes sociais que […]
01/06/2023 as 7:00