X Encontro Capixaba de Assistentes Sociais debate sobre o racismo | CRESS-17

X Encontro Capixaba de Assistentes Sociais debate sobre o racismo

24/05/2019 as 5:46

Compartilhe:

No dia 14 de maio os/as assistentes sociais e estudantes de Serviço Social participaram do X Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, realizado na Ufes, campus de Goiabeiras. O evento teve como tema ‘Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro’, em referência à campanha do triênio do conju nto CFESS-CRESS, que é “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”. O Encontro contou com palestras e com a realização do Cine Cress, no Cine Metrópoles, na Ufes.

Mesa de abertura

A mesa de abertura foi composta pela professora do departamento de Serviço Social da Ufes, Gilsa Barcelos; pelo representante da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), Mateus Rosseti; pela diretora da Abepss, Salyanna Souza; e pela conselheira do CRESS, Sabrina Lúcia. Posteriormente, aconteceu a mesa “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro!”, da qual participaram o representante do Círculo Palmarino e militante do Movimento Negro Lula Rocha, a professora do Departamento de Serviço Social da Ufes Suellen Cruz e a assistente social Camila Valadão.

Lula Rocha salientou a necessidade de fazer com que a temática do racismo dialogue com as questões estruturais da nossa sociedade. “Está mais do que claro que não dá para falar de questões econômicas e sociais sem falar de racismo”, diz o militante, que defende o que ele chama de Pedagogia do Aquilombamento. Segundo ele, isso passa pelo cuidado uns com os outros, com base na organização do povo negro em todos os espaços e na valorização das manifestações culturais, que, de acordo com Lula, não devem ser somente acessório.

Suellen questionou sobre quais grupos serão os mais prejudicados diante do cenário de retirada de direitos pelo qual o Brasil passa. “Corte de investimento na educação, reforma Trabalhista, ataques á Previdência. Esse desmonte vai chegar com mais força em que pele? Em qual carne vai doer mais? Nos trabalhadores pretos e pobres que atendemos”, destaca. Camila Valadão salientou que as bases do racismo são as bases do capitalismo. “Para acabar com o capitalismo é preciso acabar com o racismo. Falar de raça no Brasil é falar da classe trabalhadora”, afirma.

Cine CRESS

À noite, a programação do X Encontro Capixaba de Assistentes Sociais contou com o Cine CRESS: Contrarreforma da Previdência: Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro! Foi exibido o documentário: Crisis de la pensión en Chile – EL negocio de las AFP (Administradora de Fundos de Pensão). A exibição foi seguida de debate com a assistente social Mirella Januário Magioni e a integrante do Comitê Capixaba da Auditoria da Dívida Pública, Lujan Miranda.

O documentário aborda o fracasso do sistema de capitalização, implantado no Chile durante a ditadura militar e que vigora até hoje, contribuindo para o grande número de suicídio de idosos e idosas, que se encontram em situação de miséria devido aos baixos valores das aposentadorias e, até mesmo, devido ao fato de não conseguirem se aposentar, mesmo tendo contribuído. Assista ao documentário aqui.

Avaliação

O CRESS-ES solicita aos/ às participantes do X Encontro Capixaba de Assistentes Sociais que preencham o questionário de avaliação do evento.

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região