X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens | CRESS-17

X Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens

28/09/2021 as 2:32

Na última quarta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada mais uma atividade da X Semana Estadual de Debate Contra o Extermínio de Jovens, na Unis Norte, Unidade de Socioeducação localizada no município de Linhares (ES). A atividade teve como tema: “Intervenção Cultural Batalha NB + Bate papo: o que é o CEJUVE e o que é o estatuto da juventude”.

A assistente social Kamila Moura, representante do CRESS/ES no Conselho Estadual da Juventude, fez repasse sobre sua participação no evento. Confira abaixo:

A realização da atividade teve como perspectiva apresentar o CEJUVE aos jovens e dialogar sobre as possibilidades desse espaço em contribuir para a construção de políticas públicas para a juventude, para que a socioeducação não seja a prioridade, mas sim que existam outras possibilidades reais de acesso aos direitos para crianças, adolescentes e juventudes.

Inicialmente, a direção da Unidade selecionou para recepção da atividade o público que está na fase final do cumprimento das medidas. A partir disso a mesa diretora do CEJUVE delimitou que abordaríamos, em uma roda de conversa, um diálogo sobre o Conselho Estadual e o Estatuto da Juventude.

Durante a atividade tivemos também a participação dos meninos da batalha do NB, que se apresentaram com batalha de rima, freestyle e poesia. Foi possível sentir o quanto os jovens da Unidade se identificaram com as manifestações da cultura hip hop. Eles também fizeram uma apresentação, em formato de dança.

Na minha avaliação, considero que foi uma atividade importante no sentido de também contemplar essa juventude nas ações do CEJUVE e de pensar para que essas participações não se tratem de algo pontual, mas de uma pauta que esteja presente, tanto para somarmos forças na luta por acesso aos direitos, quanto no enfrentamento dessa realidade de adolescentes e jovens encarcerados.