Conselheira Juliana Iglesias Melim fez uso da tribuna popular no Plenário
Como já havia sido adiantado pela página do Conselho Regional de Serviço Social da 17ª Região/ES (CRESS-17), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) defendeu a implementação da Lei 12.317/2010 (Lei das 30 horas), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória.
A conselheira do CFESS Juliana Iglesias Melim representou o Conselho Federal em discurso feito na tribuna livre do Plenário Dirceu Cardoso, no dia 4 de julho.
Além de revelar os órgãos que ainda não aplicaram a lei, a conselheira buscou sensibilizar os parlamentares para que eles apoiem a luta das (os) assistentes sociais em todo Estado.
Segundo ela, o Governo do Espírito Santo, algumas prefeituras municipais, dentre as quais a de Vitória, e o Ministério Público Estadual (MPES), “órgão que defende os direitos dos cidadãos e das cidadãs”, insistem em desrespeitar a lei.
Apoio parlamentar
A fala da conselheira Juliana foi um convite do deputado estadual Roberto Carlos, feito durante a audiência pública do dia 26 de maio de 2011.
Ao final do discurso, a conselheira recebeu o apoio dos parlamentares presentes. Eles se colocaram à disposição para negociar com o governador do estado e com a Associação dos Prefeitos do Espírito Santo para que a lei federal seja cumprida.
Abaixo-assinado*
Juliana Melim informou ainda que todas as ações e reuniões encampadas pelo CFESS estão sendo divulgadas no site do Conselho Federal, bem como chamou a atenção para a necessidade de todos/as os/as assistentes sociais assinarem o abaixo-assinado contra a ação direta de inconstitucionalidade (adin) 4.468, da Confederação Nacional de Saúde (CNS), que questiona a lei das 30 horas no Supremo Tribunal Federal (STF). (Clique e assine).
Confira mais informações sobre a Lei das 30 horas.
*Com informações do CFESS.
Fotos: Centro de Memória da Ales/Tonico
Leia mais sobre o Conselho
CRESS-17 elege membros para Comissão Eleitoral
Por falta de quórum nas eleições, Conselho elege diretoria provisória
Assistentes sociais que não estejam exercendo sua profissão podem solicitar o cancelamento do registro profissional. O cancelamento é feito na plataforma dos serviços online. Segue link com orientações para tal procedimento: http://www.cress-es.org.br/cancelamento-do-registro-profissional/. E ao fazer a solicitação até o dia 28 de dezembro, você consegue evitar a cobrança da anuidade de 2024. Lembrando que a […]
28/11/2023 as 8:00
No dia 11 de dezembro de 2023, o CRESS/ES fará o “ENCONTRO CRESS/ES 40 ANOS: memórias, resistências e desafios do presente e do futuro”, para celebrar os 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social do Espírito Santo. O evento, previsto para acontecer das 16h30 às 20h, será no Auditório Manoel Vereza, que fica no […]
27/11/2023 as 9:49
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do CRESS/ES traz cinco sugestões de leitura para quem deseja conhecer e estudar sobre o tempo de cuidado, não ou mal remunerado, assim como o conceito de familismo. Esse tema repercutiu entre candidatos na prova do ENEM 2023, mas já vinha sendo fruto de pesquisas e debates contemporâneos. […]
27/11/2023 as 7:30
No dia 28 de novembro, próxima terça-feira, a Comissão de Formação e Trabalho Profissional do CRESS/ES realiza a última reunião do ano de 2023. O encontro será presencial e está previsto para começar a partir das 15 horas, na sede do CRESS/ES com momentos especiais, sendo: 1. Debate sobre o texto “Desafios para o Serviço […]
24/11/2023 as 11:00