Objetivo é preparar minimamente as/os profissionais que vão acompanhar as vítimas das enchentes no Estado. Confira as datas e locais
Com as chuvas/enchentes ocorridas no Espírito Santo, em dezembro de 2013, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) decidiu realizar Oficinas de Atenção Psicossocial em Emergências e Desastres. Elas pretendem preparar, minimamente, as/os profissionais que vão acompanhar as vítimas das enchentes no Estado.
Esses profissionais vão atuar na redução de danos à saúde mental das comunidades atingidas, na intervenção imediata aos casos mais graves identificados e na busca por fortalecer as práticas intersetoriais preconizadas pelas políticas do SUS e SUAS.
A participação nas oficinas é restrita às/aos profissionais que atuam nos CRAS, CREAS e na Saúde Mental (UBS, PSF, CAPS, etc) e àqueles que já estão atuando no atendimento às vítimas.
Além disso, a Sesa também tem buscado, no Estado, assistentes sociais que sejam especialistas em Emergências e Desastres. Se for o seu caso ou você conheça alguém, favor repassar a informação à secretaria. As/os interessadas/os que se encaixam nesses perfis devem entrar em contato com a Sesa pelo telefone (27) 3636-8300 para obterem mais informações. Confira abaixo as datas e os locais das oficinas.
Oficinas:
06 de janeiro de 2014 – Colatina, das 13h às 17h, no auditório da Secretaria de Assistência Social.
Público-alvo: psicólogas(os), assistentes sociais e enfermeiras(os) do SUS e SUAS.
08 de janeiro – Itaguaçu, das 13h às 17h, no auditório da Câmara dos Vereadores ou Teatro.
Público-alvo: psicólogas(os), assistentes sociais e enfermeiras(os) do SUS e SUAS. Inclui os municípios de Itarana e de Laranja da Terra.
10 de janeiro – Vitória das 13h30 às 17h30, no auditório da Sesa-ES (nova sede).
Público-alvo: psicólogas(os), assistentes sociais e enfermeiras(os) do SUS e SUAS. Inclui os municípios de Viana, de Serra, de Cariacica e de Vila Velha.
13 de janeiro – Santa Teresa das 13h às 17h, local a definir.
Público-alvo: psicólogos(as), assistentes sociais e enfermeiras(os) do SUS e SUAS. Inclui os municípios de Santa Maria e de Santa Leopoldina.
*Atualizado no dia 9 de janeiro, às 17h28.
Na próxima segunda-feira, dia 30 de maio, o atendimento do CRESS-ES estará com período reduzido, funcionando das 12h às 14h. As/Os trabalhadoras/es do CRESS-ES farão uma reunião, neste dia, das 14h às 18h. Nos demais dias da semana (de terça à sexta), o atendimento presencial será realizado das 12h às 18h. Lembrando que os contatos […]
27/05/2022 as 2:51
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) deliberou por manifestar-se quanto ao cumprimento da supervisão direta de estágio direcionada de maneira impositiva por gestores, sobretudo na política de assistência social. “Temos recebido queixas por parte da categoria sobre essa questão e é algo que traz muita apreensão para profissionais que já estão sobrecarregados ou mesmo […]
26/05/2022 as 7:00
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) publicou, recentemente, a Resolução CFESS nº 992, de 22 de março de 2022, que estabelece normas vedando atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional da/o Assistente Social. Tal conduta é válida tanto na relação com as/os usuários quanto com outras/os assistentes sociais […]
24/05/2022 as 7:00
O CRESS-ES comunica a toda categoria que não haverá expediente na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, sendo decretado ponto facultativo pelo Governo do Espírito Santo. Os atendimentos serão retomados na terça, dia 24 de maio. Agradecemos a compreensão de todas/os!
20/05/2022 as 11:00