Na luta contra a violência no campo! | CRESS-17

Na luta contra a violência no campo!

12/08/2021 as 10:30

Margarida Maria Alves foi uma mulher trabalhadora rural nordestina, líder sindical na Paraíba, que ocupou a presidência do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais de Alagoa Grande, ainda na década de 80. Foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários, na frente do marido e de seu único filho. Margarida é luta, resistência e coragem!

Defensora dos direitos humanos, em especial os trabalhistas, os das mulheres e os das crianças; Margarida deixou um legado permanente de luta por direito a terra, trabalho, renda, igualdade, justiça, educação e uma vida digna. Ao celebrar o Dia de Luta contra a Violência no Campo, em 12 de agosto, celebramos a história de Margarida, seu exemplo enquanto mulher que enfrentou o conservadorismo e o capitalismo ao defender ideais libertários.

Desde 2000, mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades, de todo o país, se unem na Marcha das Margaridas, pelo fortalecimento de lutas dos movimentos sindical, feministas e de mulheres. É marchar por igualdade, pelo fim da violência contra as mulheres, e em defesa dos direitos da juventude negra, da população LGBTQIA+ e da democracia. É a luta em defesa da vida!

Neste dia, convidamos a categoria a ler a entrevista que a gestão “É preciso estar atenta e forte” fez com a assistente social Joselma Maria Pereira, camponesa, artesã e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este conteúdo fez parte do XII Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, nas celebrações do Maio de 2021. Boa leitura!

Entrevista com Joselma Maria Pereira >> http://www.cress-es.org.br/cress-es-entrevista-joselma-maria-pereira-camponesa-artesa-assistente-social-e-integrante-do-mst/