Saúde Mental e os/as Assistentes Sociais | CRESS-17

Saúde Mental e os/as Assistentes Sociais

10/10/2021 as 8:30

O dia 10 de outubro é celebrado como Dia Mundial da Saúde Mental. Essa data é lembrada, desde 1992, pela importância do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico. E ainda contribui para demarcar os princípios da Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Convidamos a categoria a conferir algumas das ações realizadas pela gestão “É preciso estar atenta e forte” e que dialogam com o posicionamento de defender um modelo de atenção à saúde mental direcionado pelos princípios da Reforma Psiquiátrica.

É fundamental demarcar a importância de participação da categoria na luta política antimanicomial e em defesa da saúde mental na perspectiva dos direitos humanos. Acreditando na reorganização do cuidado por meio de uma política pública referenciada na garantia de direitos, do acesso a este cuidado, da autonomia e da liberdade das/os usuários/as, do respeito às pessoas que vivem em sofrimento psíquico, bem como seus familiares, e do compromisso profissional com essa bandeira de luta.

Assim como em 2020, a saúde mental foi assunto constante nas redes sociais e no dia a dia da população, neste ano, muito por conta do período atual que todos/as enfrentamos, provocado pela pandemia da Covid-19. Esse reconhecimento aponta a importância dos cuidados que precisamos ter para cuidar da nossa mente e das nossas emoções. Assunto que abordamos em um texto publicado no ano passado, em nosso site. Confira!

Saúde mental e pandemia

Em junho deste ano, as/os trabalhadoras/es (níveis básico, médio, técnico e superior) da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do estado do Espírito Santo lançaram um manifesto sobre a precarização dos serviços, o desgaste das/os profissionais, os cortes de investimentos, a sobrecarga de trabalho, o adoecimento das/os profissionais, entre outras demandas.

Manifesto dos/as trabalhadores/as da RAPS

A gestão “É preciso estar atenta e forte”, buscando contribuir com o debate sobre a atuação de assistentes sociais nas políticas públicas de saúde mental, realizou no dia 17 de julho deste ano uma edição especial do Diálogos COFI, com a participação da assistente social e professora da Ufes, Fabiola Xavier Leal.

E durante as celebrações do Maio de 2021, uma das atividades realizadas pelo Conselho foi a entrevista com a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Santa Maria de Jetibá, Téria Gomes Helmer, publicada no dia 18 de maio, quando celebramos o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Confira!

Entrevista com Tércia Gomes Helder