Seminário Estadual sobre Trabalho do/a assistente social na Política sobre Drogas e Saúde Mental | CRESS-17

Seminário Estadual sobre Trabalho do/a assistente social na Política sobre Drogas e Saúde Mental

24/05/2018 as 3:44

Compartilhe:

Chegamos a reta final das atividades promovidas pelo CRESS-ES nesse mês de comemoração ao dia do/a assistente social!

Mas ainda não acabou, fecharemos nossa programação com duas importantes atividades: o Seminário Estadual sobre política de drogas e saúde mental (dia 25) e o Cine CRESS com debate sobre o tema “Extermínio da Juventude Negra: O que o Serviço Social tem a ver com isso?”

E como prévia do que será discutido no Seminário Estadual sobre política de drogas e saúde mental, conversamos um pouco com a assistente social Mirella Alvarenga, servidora pública na Secretaria Estadual de Saúde/ES desde 2015, onde atua no Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), Antigo Hospital Adauto Botelho. Mirella estará compondo a mesa do evento e deixou para nós as seguintes reflexões para dialogarmos no seminário:

CRESS-ES: Quais os principais desafios para o/as Assistentes Sociais que atuam na saúde mental?

A partir da perspectiva que tenho e defendo da profissão, as principais atribuições do/a assistente social que atua tanto nas enfermarias quanto na urgência do HEAC são a articulação com a rede de serviços das diversas áreas, o fortalecimento de vínculos familiares, e o desenvolvimento de ações voltadas para mobilização e participação social que incentivem usuários/as e familiares a se inserirem nos coletivos que lutam pela Reforma Psiquiátrica e pelo SUS.

Neste cenário de contrarreforma do Estado que vêm nos impondo tantos retrocessos, inclusive na saúde mental, os desafios são inúmeros para o desenvolvimento do trabalho do/a assistente social que atua numa instituição pública como o HEAC. Mas se for para escolher “o” principal desafio é retomar os pressupostos do Movimento pela Reforma Psiquiátrica.

CRESS-ES: Estamos com grande expectativa para o seminário estadual. E você? Como vê esse momento de encontro, já que também estará compondo as mesas de debates?

 Estamos falando de uma política que nos últimos tempos quando tem visibilidade seja na mídia, seja na agenda política, está impregnada de conservadorismo. Então, a oportunidade deste encontro nos fortalece à medida que promove o diálogo, a reflexão e a construção de intervenções que sejam consoantes com o projeto ético-político da profissão.

Nossa escolha é a resistência!

Programação do Seminário Estadual sobre Trabalho do/a assistente social na Política sobre Drogas e Saúde Mental, que acontecerá amanhã, dia 25/05:

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Abertura
  • 9h às 10h30 – Mesa 1 – A Política de Saúde Mental e Drogas em tempos de avanço do conservadorismo, violação de direitos e criminalização da pobreza.
  • 10h30 – 12h – Debate
  • 12h as 14h – Almoço
  • 14h às 15h30 – Mesa 2 – O trabalho da/o assistente social na Política de Saúde Mental e Drogas: desafios para consolidação do projeto ético-político em tempos de retrocessos de direitos.
  • 15h30 às 17h – Debate

Ofício de Liberação, no link: http://www.cress-es.org.br/dia-nacional-da-luta-antimanicomial-e-divulgacao-do-seminario-estadual-sobre-trabalho-doa-assistente-social-na-politica-sobre-drogas-e-saude-mental/

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região