CRESS-ES faz programação especial para o dia 15 de Maio | CRESS-17

CRESS-ES faz programação especial para o dia 15 de Maio

07/05/2020 as 1:13

Compartilhe:

O CRESS-ES organizou uma programação especial para celebrar o dia 15 de Maio, que neste ano traz o tema “A valorização do Serviço Social no contexto de ataques às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional, na organização popular e na luta antirracista”.

O dia 15 de Maio expressa um momento onde comemoramos e reforçamos a valorização do trabalho profissional das/os assistentes sociais, que se colocam cotidianamente na defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora. É importante reforçar que, pautada no Projeto Ético Político, a profissão tem uma direção crítica e propositiva na defesa da vida. E, neste ano, nosso momento de festejar esta data será bem diferente! Diante dos desafios históricos vividos pelo conjunto da classe trabalhadora, trata-se de um contexto onde se acirram ainda mais nossos desafios com a pandemia da Covid-19.

Mas a temática aprovada no ano passado, no 48º Encontro Nacional CFESS/CRESS, se mostra totalmente conectada com os dias atuais. Afinal, nós, assistentes sociais, trabalhamos em vários espaços sócio-ocupacionais, mas sempre na defesa dos interesses da classe trabalhadora. E no contexto da pandemia da Covid-19, é preciso destacar e debater, embora virtualmente, sobre a importância e a defesa dos princípios e fundamentos que orientam o Serviço Social.

É nesta direção que o CRESS 17 ª Região – Gestão “Tempos de Resistir” (2017-2020), com muito carinho e compromisso ético-político, vem divulgar a programação do dia 15 de Maio, na perspectiva de reafirmar e fortalecer as/os profissionais de Serviço Social do Estado do Espírito Santo. E, ainda, oferecer alguns conteúdos, em textos e vídeos, que atendam aos interesses da categoria.

Confira nossa programação:

14 de Maio, às 16h

Live “A valorização do trabalho profissional na área da saúde: desafios em tempos de pandemia”, com Maurilio Castro de Matos (Assistente Social da SMS de Duque de Caxias – RJ, Professor da Faculdade de Serviço Social / UERJ e Doutor em Serviço Social pela PUC-SP); e Sabrina Lucia Pinto da Silva (Vice Presidenta do CRESS-ES e Assistente Social do Crefes – Secretaria de Estado da Saúde).

15 de Maio

– Posse simbólica da nova gestão, “É preciso estar atenta e forte”, do CRESS 17ª região

– Live do CFESS, às 14h

1º bloco: transição da gestão do CFESS, com as falas da presidenta (2017-2020) Josiane Soares e da presidenta eleita (2020-2023) Beth Borges.

2º bloco: debate sobre Crise, pandemia e o trabalho dos/as assistentes sociais, com Elaine Behring (UERJ), Roseli Rocha (Trabalhadora da Saúde) e Kelly Melatti (Trabalhadoras SUAS). A mediação será feita pela vice-presidenta do CFESS, Daniela Neves.

18 de Maio

Dia da luta Antimanicomial – Entrevista com Rachel Gouveia Passos (Assistente Social, Pós Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP; Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFRJ, Colaboradora do Programa de Pós graduação em Política Social da UFF e Militante do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial – MNLA). Tema: O Projeto Ético Político e a luta antimanicomial: convergências necessárias para o enfrentamento da conjuntura em tempos de pandemia.

22 de Maio

Vídeo com a assistente social Jeane Andreia Ferraz Silva (Assistente Social, Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da UFES). No vídeo, vamos falar sobre os desafios do trabalho profissional do Serviço Social, em tempos de pandemia, no âmbito dos benefícios emergenciais enquanto direito social inscrito na Política de Assistência Social.

28 de Maio, às 17 h

Live: “A valorização do Serviço Social no contexto de ataques às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional, na organização popular e na luta antirracista” com Emilly Marques (Mestra em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Assistente Social do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; e Sabrina Moraes (Assistente Social, atua na Secretaria Municipal de Assistência Social na Proteção Social Especial de Média Complexidade da Prefeitura de Vila Velha).

 

Abaixo, uma lista de vídeos, filmes, LIVES, peças de teatro, textos, artigos, revista e, até, curso on-line, para a categoria. Confira!

Textos

CRESS-ES – Manifestação de apoio e de valorização do Serviço Social em tempo de Pandemia

CRESS-ES – Dia do/da Trabalhador/a: Confira o Manifesto do NET/Ufes

Esquerda Online – Para quem serve o Ensino a Distância em tempos de pandemia?

Brasil Debate – Contribuição de pesquisadores em política social da UFES

Brasil Debate – Pesquisadores fazem recomendações de proteção à primeira infância

 

Curso

Racismo Estrutural e Capitalistmo – Ministrado pelo Coletivo Clóvis Moura

 

Revista

Sopa de WuhanPensamiento Contemporâneo em Tiempos de Pandemias

 

Artigos

A pandemia do coronavírus (Covid-19) e o trabalho de assistentes sociais na saúde. De Maurílio Castro de Matos.

Democracia Socialista – O patriarcado não entra em quarentena. Queremos renda e autonomia para as mulheres. De Isolda Dantas

Blog da Boi Tempo – Ricardo Antunes: O delírio de Crapulinski

 

Entrevistas

CFESS Entrevista – Coronavírus: e quem trabalha em instituições de longa permanência para idosos/as

CFESS Entrevista – Coronavírus: e quem trabalha na área da Saúde?

CFESS Entrevista – Coronavírus: e quem trabalha com a população em situação de rua?

CFESS Entrevista – Coronavírus: e quem trabalha no sistema prisional?

CRESS-ES Entrevista – CRESS-ES entrevista equipe do Serviço Social do Hospital Estadual Dório Silva

Marco Zero – “Chega uma hora que a saída é ao modo do filme Bacurau, entende?”, adverte Ricardo Antunes. Publica em 25 de março de 2020.

Diálogos do Sul – Chomsky: “coronavírus é algo sério o suficiente, mas há algo mais terrível se aproximando”. Publicado em 06 de abril de 2020.

 

Lives

“Ditadura e Fascismo em tempos de Pandemia”, com Juliana Fiuzza (UERJ) e Mauro Iasi (UFRJ), com medição de Rodrigo Medina. LIVE do ANDES-SN. Realizada no dia 31 de março. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NzL__AIIhUU.

“Governo Bolsonaro e o capitalismo brasileiro sob os efeitos da pandemia”, com Virgínia Fontes, professora de História da UFF; Ricardo Antunes, professor de Sociologia da Unicamp; e Vladimir Safatle, professor de Filosofia da USP. Mediação de Simone Ishibashi, doutora em Economia Política Internacional, pela UFRJ. LIVE do Esquerda Diário. Disponível em: https://www.facebook.com/esquerdadiario/videos/999649363762201/?v=999649363762201.

“Trabalho e Organização Política: Desafios para os trabalhadores em tempo de pandemia”, com Giovanni Alves, sociólogo, professor doutor da UNESP e coordenador da RET; e Juary Chagas, assistente social e professor doutor da UFPE; com mediação de Yohana Torres, assistente social e mestranda em Sociologia, pela UFC. LIVE do projeto Cetros EMancipAÇÃO, no dia 22 de abril. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MfAdqE6auww&fbclid=IwAR33llHoFqba-T_Lb3YV17YUxA7BnQD__b2n-pIiehhEwyROj-LAq0HuiUg.

“Ciclo de debates. O Brasil pós-coronavírus: Futuro do Trabalho”, com Roseli Figaro, professor da ECA-USP e coordenadora da PPGCOM; e Ricardo Antunes, sociólogo e professor da Unicamp; com mediação de Ana Flávia. LIVE da barão de Itararé, realizada no dia 30 de abril. Disponível em https://www.facebook.com/baraomidia/videos/568831413751164/.

“Porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas”, com Amanda Moreira, professor da UERJ; Inny Accioly, professora da UFF; Roberto Leher, professor titular da Faculdade de Educação da UFRJ; e Simone Silva, doutora em Educação pela UFRJ. LIVE da Esquerda Online, realizada no dia 30 de abril. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BUms0kvO68o.

“Nossas vidas valem mais que o lucro! Capitalismo e trabalho doméstico no mundo atual”, com Virginia Fontes, professora da UFF e Fiocruz; e Rosa Marques, economista, professora da PUC-SP; com mediação de Dirlene Marques, professora aposentada da UFMG. LIVE do 8M unificado RMBH, realizada em 30 de abril. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ooeybiv2BlU.

“Desafios ao Serviço Social em tempos de pandemia”, com Ana Elizabete Mota e Daniela Müller. LIVE realizada pelo CRESS-RN, no dia 24 de abril. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-cNPQHl7maM.

“Avaliação de Políticas Públicas”, bate-papo com Silvia Tejadas. Realizada em 16 de abril. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f9EQfV-iXSI.

 

Filmes

Caso consiga acesso, o CRESS-ES sugere à categoria para assistir aos filmes Bacurau, Coringa, Parasita e Você não estava aqui.

O Mundo do Trabalho (são 31 filmes sobre o mundo do trabalho).

Eu, Daniel Blake (2016), Ken Loach (https://www.youtube.com/watch?v=ob_uqy1aouk)

As sufragistas (2015), Sara Gavron (https://www.youtube.com/watch?v=e88IJJv7PLQ)

Que horas ela volta? (2015), Anna Muylaert. (https://www.youtube.com/watch?v=Dffs46VCJ_g)

O capital (2012), Costa-Gravas (https://www.youtube.com/watch?v=xL8hXYGg8mA)

Biutuful (2010), Alejandro González (https://www.youtube.com/watch?v=kuX9wv3W8YI)

O emprego (2009), S. Grasso (https://www.youtube.com/watch?v=cc-3ppKPvjo)

China Blue (2008), Micha Peled (https://www.youtube.com/watch?v=nAfk3VH32Ck)

Peões (2004), Eduardo Coutinho (http://www.youtube.com/watch?v=JEde0T13kF8)

Pão e Rosas (2000), Ken Loach (https://www.youtube.com/watch?v=J2lkeGOC-ZE)

Segunda-feira ao Sol (2002), Fernando Aranoa (trailer) (https://www.youtube.com/watch?v=EW4LmdSlzJw)

Mundo Grua (1999), Pablo Tapeiro (https://www.youtube.com/watch?v=g_xpnYtJhd0)

Os carvoeiros (1999), Nigel Noble  (https://www.youtube.com/watch?v=tSxVEI5RHmI)

Germinal (1993), Claude Berri (https://www.youtube.com/watch?v=XFs0LCnW-lM)

Daens: Um Grito de Justiça (1992), Stijn Coninx (http://vimeo.com/46428638 e http://vimeo.com/46316968)

Rosalie vai às compras,(1989), Percy Adlon (https://www.youtube.com/watch?v=YSNsEgyFZuE)

Terra para Rose (1987), Tetê Moraes (http://www.youtube.com/watch?v=tbP6Ffo-sMM)

O homem que virou suco (1980), João Batista de Andrade. (https://www.youtube.com/watch?v=FF70tq8QSS4)

ABC da Greve (1979/1980), Leon Hirszman (https://www.youtube.com/watch?v=2hhFk0cml6Y)

Norma Rae (1979), Martin Ritt (Trailer) (https://www.youtube.com/watch?v=45CX8W9peTs)

Braços cruzados, máquinas paradas (1979), Sérgio Toledo e Roberto Gervitz. (https://www.youtube.com/watch?v=X5xF8X2k9hE)

Vivendo os tombos – Carvoeiros (1977), Dileny Campos (https://www.youtube.com/watch?v=x6GKuWwpZuI)

A classe operária vai ao paraíso (1971), Elio Petri (trecho) (https://www.youtube.com/watch?v=F82QEN5ArP8)

São Paulo, Sociedade Anônima (1965) Luís Sérgio Person (https://www.youtube.com/watch?v=ns-LPKhz_AE)

Sindicato de Ladrões (1954), Elia Kazan (trecho) (https://www.youtube.com/watch?v=S5nHyl8Y7kE)

Umberto D (1952), Vittorio De Sica (https://www.youtube.com/watch?v=npqZnCwfTuw)

Ladrões de bicicleta (1948), Vittorio De Sica (https://www.youtube.com/watch?v=eWoU0eG5Czg)

La terra trema (1947) Luchino Visconti (https://www.youtube.com/watch?v=VsX6VjhiM0c)

Como era verde meu vale (1941), John Ford (http://www.youtube.com/watch?v=3jIB_FIv0Kg)

As vinhas da Ira (1940), John Ford (TRAILER) (https://www.youtube.com/watch?v=iDrQbrGVKUs)

Tempos Modernos (1936), C. Chaplin (https://www.youtube.com/watch?v=4tQEorfYEiE)

A greve (1924), Sergei Eisenstein (https://www.youtube.com/watch?v=uLiNKaUp0AA)

 

Peças de teatro

O CRESS-ES oferece alguns links disponíveis para que a categoria possa, ainda, assistir a peça de teatro.

Chacrinha – https://dai.ly/x2xq3p7

Cócegas – https://youtu.be/quOXly8fSG8

Paulo Gustavo – Hiperativo – https://youtu.be/UQh3D29SURw

7, O Musical – https://youtu.be/6d1wsNolRzw

A Bela e a Fera – https://youtu.be/Xa6pxvlMeAY

A Noviça Rebelde – https://youtu.be/AdT9z8KsMm4

Avenida Q – https://youtu.be/qhcZqg_wkJY

Beatles num Céu de Diamantes – https://youtu.be/7EU59AYUmv8

Book of Mormon Parte 1 – https://youtu.be/Odo7NNbxwDE

Book of Mormon Parte 2 – https://youtu.be/kKVx1zP7vGA

Diogo Almeida – Vida de Professor – https://youtu.be/266ejI9uLCg

Floribella, O Espetáculo Musical – https://youtu.be/danJhuPs5-Q

Gypsy O Musical – https://youtu.be/PbiPIpKuG9M

Hair – https://youtu.be/vCJAabp0_UU

O Despertar da Primavera – https://youtu.be/BuGfEBDEwis

O Fantasma da Ópera – https://youtu.be/rZB6r0VTgeg

O Mágico de Oz – https://youtu.be/QFfFv6StVRM

Ópera do Malandro – https://youtu.be/lkH0nPiF7mE

Os Miseráveis – https://youtu.be/6z7N2q5tpp0

Rent – https://youtu.be/zpS6oAg-IGo

Vingança O Musical – https://youtu.be/nCV2vLBkvkk

Imprimir

Compartilhe:



endereço

Rua Pedro Palácios, nº 60, Edifício João XXIII
11º andar, salas 1103 à 1106. Centro, Vitória/ES
CEP 29015-160

Acessem:

Copyright 2017 • todos os direitos reservados ao CRESS 17 - Conselho Regional de Serviço Social 17ª Região