O enfrentamento ao racismo se faz todo dia! | CRESS-17

O enfrentamento ao racismo se faz todo dia!

18/11/2022 as 5:23

Celebramos durante o mês de novembro um importante marco histórico e político que exemplifica o caráter de luta e mobilização de negras e negros no território brasileiro, organizados/as em Quilombos, Irmandades, Confrarias e tantas outras formas de resistências, e também protagonistas de Revoltas revolucionárias e emancipatórias. O mês da Consciência Negra, como ficou conhecido, marca especialmente o dia 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi assassinado, no ano de 1695.

A data também reforça a importância da resistência pela emancipação política e pela vida da população negra que remonta do período colonial até os tempos atuais. E reafirma no cotidiano a necessidade do enfrentamento ao racismo por todo o conjunto da sociedade.

Portanto, a gestão “É preciso estar atenta e forte” afirma que o combate ao racismo se dá no cotidiano e que é um compromisso ético de assistentes sociais, expresso no nosso exercício profissional. Neste sentido, a gestão “É preciso estar atenta e forte” propõe, de maneira transversalizada, ações que contribuam com o debate profissional sobre as relações étnico raciais e a dimensão pedagógica da profissão.

Para marcar essa data, separamos uma série de conteúdos que podem ser um guia para fortalecer a nossa luta diária contra o racismo.

Nota Técnica sobre o trabalho de Assistentes Sociais e a coleta do quesito Raça/Cor/Etnia!

Com o objetivo de fortalecer a luta antirracista no Serviço Social, a nova nota técnica do CFESS reflete sobre a importância da inclusão do quesito raça/cor/etnia nos instrumentos operativos da atuação profissional de assistentes sociais. Esta é uma questão essencial no cotidiano do trabalho profissional e nas equipes multiprofissionais, e também na elaboração de políticas públicas em uma perspectiva antirracista.

>> Confira o documento e faça o download pelo link https://bit.ly/NotaTecnicaCfess

Assistentes Sociais no combate ao racismo

Durante as gestões 2017-2020 no conjunto CFESS-CRESS foi criada a campanha “Assistentes Sociais no Combate ao Racismo”, que produziu uma série de materiais e eventos para dar centralidade ao tema, configurando-se, de fato, como uma agenda constante e unificada dos Conselhos de Serviço Social em âmbito regional e federal.

>> Entre os materiais produzidos, temos a Cartilha com orientações para o combate ao racismo (acesse aqui) e o livro com o registro de toda a Campanha (acesse aqui). Também indicamos dois vídeos que foram produzidos também durante a campanha. Assista aqui e aqui.

Projeto Escrevivências

Durante a nossa gestão, um importante passo nessa direção foi a criação do Comitê Antirracista de Assistentes Sociais do Espírito Santo, que lançou o projeto Escrevivências, em outubro de 2021, e que tem como objetivo reunir ações e práticas antirracistas no exercício profissional de assistentes sociais capixabas.

>> Confira mais informações aqui

Atendimento a mulheres negras

Um ano antes, também foi produzida pela gestão uma diversidade de conteúdos reunindo o que é preciso considerar ao atender uma mulher negra, com material digital e vídeos que apresentam a relevância de um exercício profissional antirracista e comprometido com os princípios éticos da profissão.

>> Confira os materiais produzidos aqui

Vidas Negras Importam

Infelizmente, em nosso país, as marcas da colonização e da escravidão ainda estão muito presentes e as principais vítimas são as pessoas negras. Nesse sentido, o CFESS Manifesta fez uma edição especial, em 2020, sobre o Dia Internacional de Combate a tortura, que você pode conferir aqui

Além da reportagem especial, também indicamos uma série de vídeo produzidos pelo CFESS que abordam a questão da violência e da discriminação:

>> A política de Estado genocida contra a população negra.

>> O racismo dos cortes na política de Saúde

>> O racismo no acesso ao saneamento no Brasil: o que o Serviço Social tem a ver com isso?

Novembro negro LGBT

Outra edição importante do CFESS Manifesta foi a Novembro Negro Arco-Íris, de 2019, que dedicou o dia da Consciência Negra, para falar sobre a comunidade LGBT.

>> Acesse aqui

Diálogos

E mais recentemente, como outro exemplo, foram apresentadas três histórias de mulheres negras, assistentes sociais, que compartilharam seus conhecimentos, suas dores e suas lutas antirracistas. Confira logo abaixo.

>> Conversa com Alineane Barbosa Nascimento

>> Conversa com Pollyana Tereza Ramos Pazolini